A Anfacer foi uma das apoiadoras institucionais do evento, cuja cerimônia foi realizada na FIESP, no último dia 02 de julho.
As exportações de revestimentos cerâmicos brasileiros para os EUA cresceram 70% no primeiro semestre de 2019, segundo dados do COMEX (Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Foram exportados 6.972 milhões de m² no semestre, numero bem acima dos 4.092 milhões de m² registrados no mesmo período anterior. A receita também evoluiu em 52%, atingindo mais de 27 milhões de dólares.
Todas as projeções de indicadores econômicos dos Estados Unidos, com base em análise da Associated Builders and Contractors (Associação de Empreiteiros e Construtores), assinada pelo economista-chefe Anirban Basu, apontam que a construção civil do país vai bater recorde de produção em 2019, um bom sinal para as exportações de produtos brasileiros. Outro sinal positivo para o setor é a taxa de desemprego do segmento americano, que já é histórica, superando o menor nível registrado em 1969 (3,7%). Cinquenta anos depois, o índice de desemprego da construção civil norte-americana está em 3,6%, segundo dados preliminares de janeiro de 2019. Porém, as projeções são de que fique abaixo de 3% ao longo do ano.
No momento em que as discussões e embates comerciais entre EUA e China se intensificam, é preciso redobrar a atenção e estar preparado para, eventualmente, o Brasil aumentar a presença do produto cerâmico no mercado estadunidense.
Para fomentar ainda mais as exportações para esse país, a ANFACER realiza o BCTE (Brazil Ceramic Tiles Experience) 2019, que chega à sua 7° edição. Patrocinado pela Apex-Brasil, o evento acontece este ano em Miami, de 9 a 12 de setembro, e tem o objetivo de realizar rodadas de negócios entre os associados da entidade e os compradores americanos, além de apresentar todo o potencial e a versatilidade da indústria cerâmica nacional.
“O evento busca aumentar a exportação e networking com importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas com possibilidades reais de negócios. O BCTE é dirigido aos altos executivos e empresários das empresas brasileiras no segmento cerâmico”, afirma o presidente do conselho da ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para de Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), Manfredo Gouvêa Junior.