O setor cerâmico de revestimento é um dos grandes consumidores de gás natural no Brasil.
Luís Fernando Quilici
Diretor de Relações Institucionais e Governamentais
O setor cerâmico de revestimento é um dos grandes consumidores de gás natural no Brasil. Só no passado foram 1.036 bilhão de metros cúbicos consumidos pela indústria cerâmica, sendo que, metade desta demanda ou aproximadamente 560 milhões de metros cúbicos foram demandados pelo polo cerâmico de Santa Gertrudes. Hoje o gás natural representa algo em torno de 25% do custo total de fabricação de um metro quadrado de cerâmica. São números que ilustram a importância deste insumo para o setor. Diante disso, o grande desafio do setor em relação ao gás natural é atuar junto ao governo federal e governos estaduais no sentido de construir um novo marco regulatório para o mercado de GN, permitindo sua abertura e consequentemente a ampliação da sua oferta.
O Programa “Gás para Crescer”, coordenado pelo governo federal, lançado em 2016 e concluído em 2018, fruto da discussão entre todos os agentes que atuam no mercado de gás natural no país traz uma proposta que caminha em direção a ampliação da concorrência, da abertura do mercado, porém essa proposta ainda não conseguiu avançar no âmbito da Câmara dos Deputados. Tendo as questões regulatórias resolvidas de forma efetiva, certamente teremos a abertura do mercado do gás natural no Brasil com a consequente desverticalização de seus principais agentes, condição fundamental para o aumento da competitividade do setor e dos segmentos que utilizam o gás natural como energético ou matéria prima. O novo presidente, independente da sua matriz ideológica, terá pela frente os desafios de equilibrar as contas públicas, colocar em pauta as reformas políticas, da previdência e inclusive realizar profundas alterações na área da energia. O Brasil precisa ter, para este setor, uma política de Estado e não apenas de governo. Energia é fator estratégico para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Espero que o novo governo compreenda essa visão e tome as iniciativas necessárias para o aprimoramento regulatório desta área, em especial do gás natural, fator preponderante para o aumento da competitividade da indústria cerâmica brasileira e outros segmentos intensivos no consumo do GN.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.