ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Indicador ABRAINC-Fipe aponta crescimento de 40,4% na venda de imóveis novos

Total de unidades comercializadas nos 12 meses, encerrados em fevereiro de 2024, passa de 173 mil. Historicamente, foi a melhor marca para a série iniciada em 2014

As vendas de novos imóveis registraram uma alta de 40,4% no acumulado de 12 meses, encerrados em fevereiro de 2024. Ao todo, foram comercializadas 173.352 unidades, aponta o indicador ABRAINC-FIPE. Esse foi o melhor resultado da série histórica iniciada em 2014. O estudo foi elaborado com dados de 20 empresas do setor pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

O segmento MAP continua a apresentar bom desempenho nas vendas, com alta de 14,1% no volume de unidades comercializadas e de 21,9% no valor de vendas. O valor total lançado no período registrou uma alta de 11,5%, indicando uma retomada nos lançamentos para o segmento de médio e alto padrão. Atualmente, a duração dos estoques está em 15 meses, em comparação com os 24 meses registrados no início de 2023, o que mostra que os estoques voltaram a níveis saudáveis, permitindo o retorno dos lançamentos.

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) apresentou um aumento significativo tanto na quantidade de unidades vendidas (54,7%) quanto no valor total de vendas ao longo dos doze meses (66,1%). Além disso, registrou-se um acréscimo expressivo de 49,2%no valor de venda dos lançamentos. Vale salientar que as medidas recentes do governo seguem reforçando o mercado de habitação popular. Uma medida importante que foi recentemente implantada é o FGTS Futuro, que amplia o acesso à moradia para famílias de baixa renda.

A relação distrato sobre venda no segmento de médio e alto padrão permanece em um patamar baixo de 12,4%, evidenciando a eficácia do marco legal estabelecido em 2018. É importante ressaltar que, quando a Lei dos Distratos foi sancionada, essa relação era de cerca de 40%. 

Confira mais números do setor:

Fonte: Site ABRAINC

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Exportação
Anfacer representa o setor cerâmico brasileiro em nova audiência nos Estados Unidos e reforça defesa institucional em Washington

Nova audiência acontecerá no dia 6 de julho, em Washington.

Agenda
Anfacer realiza agenda estratégica sobre os impactos da Reforma Tributária no setor cerâmico

Um estudo preliminar sobre os impactos foi apresentado com exclusividade para as empresas associadas.

Radar da Construção
Governo do Brasil anuncia construção de 85 mil moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a participação da população.