Acompanhamos nos últimos anos intensas revoluções industriais, que a todo o momento implantaram novas formas de fabricar, conferindo mais qualidade e quantidade.
Acompanhamos nos últimos anos intensas revoluções industriais, que a todo o momento implantaram novas formas de fabricar, conferindo mais qualidade e quantidade.
Os historiadores dizem que hoje estamos na 4ª Revolução Industrial ou era da Indústria 4.0.
Todavia, o que isto quer dizer?
As transformações geradas pelo intenso desenvolvimento de computadores e softwares trouxeram inovações significativas para a construção civil.
A inteligência artificial é uma realidade, um positivo passo no setor.
Por que utilizar esta inovação?
A busca hoje é por otimização dos setores produtivos, dentre eles o da construção civil.
Logo, a inteligência artificial chega para amenizar os custos com a contratação de mão de obra em longo prazo e poder ter mais economia e lucratividade nos serviços.
Além de que vivemos um intenso momento de concorrência, motivado pelo livre comércio, logo a tecnologia se coloca um diferencial para a obra, gerando maior visibilidade.
Isso chama atenção no mercado, seja de potenciais novos parceiros ou mesmo do consumidor final.
Como funciona a inteligência artificial na construção civil
Dentro do setor da construção civil existem hoje muitos processos automatizados, realizados através do uso de softwares especializados.
Contudo, para que eles funcionem plenamente é necessária a operação e revisão, mesmo que inicial, de uma pessoa.
No entanto, no caso da inteligência artificial não há nenhuma necessidade de interferência humana, toda automação acontece de forma independente.
Tudo isso por dois motivos: a capacidade de aprendizado e a autonomia.
Em um sistema automático de uso geral, mesmo que a operação humana seja a mínima possível ele conta com algoritmos programados para funcionar sempre da mesma maneira e realizar as mesmas tarefas.
Os robôs da IA apresentam a capacidade de aprenderem sozinhos o serviço, além de estarem preparados para atuar em diversos tipos de eventualidades.
A sua programação inicial já contempla todas estas possibilidades.
Por isso não precisam de um operador humano, eles fazem suas tarefas continuamente e com chances baixíssimas de erros.
Compreendendo as suas funções
Os robôs da inteligência artificial podem atuar em uma construção em diversas frentes, basta estar programado para isso.
Eles podem manipular os materiais e montar as estruturas, exercendo as ações com precisão.
Ainda substituem o homem em tarefas que sejam perigosas ou insalubres, o que demonstra cuidado com a saúde e a segurança dos operários.
Muito comum é o seu uso como pilotos de máquinas e veículos pertinentes ao canteiro de obras.
O tempo realmente traz ventos de mudanças fundamentais para a construção de edificações com mais segurança, precisão e qualidade.
Os robôs podem realizar fiscalizações através de seus dispositivos, sensores e softwares, criando edifícios inteligentes.
Ele pode detectar rachaduras, anomalias na temperatura dos materiais, pontos de tensão, vazamentos e diversas outras questões.
Suas principais atuações no setor
A inteligência artificial na construção civil está hoje mais relacionada à criação de designs e na compactação de dados.
No primeiro caso trabalha através de variáveis que permitem atender as necessidades do projeto.
Já o segundo, chamado Big Data, cuida da grande quantidade de informações e dados gerados durante as obras, sempre com velocidade e variedade.
Então ele pode ativar e melhorar aspectos da obra, melhor organizar as ações e ter insights que oportunizam decisões mais acertadas e estratégias mais ajustadas.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.