Lançamentos imobiliários crescem no 2º TRI

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais no 2º trimestre de 2023 foi divulgada pela CBIC, nesta segunda-feira, 28/08. O estudo é feito em 217 cidades, incluindo todas as capitais e as principais regiões metropolitanas do país.

Confira a seguir os principais destaques:

- Mesmo com o aumento discretode 0,5% nas vendas de unidades residenciais neste trimestre em relação aoanterior, os números superaram os lançamentos em mais de 10 mil unidades,demonstrando a aderência dos produtos disponíveis ao mercado comprador.

- Acompanhando a linha dasunidades lançadas e vendidas no acumulado dos últimos 12 meses, observa-se quedesde o final de 2022 os lançamentos estão menores que as vendas. A diferençado acumulado supera 15 mil unidades.

- A CBIC aponta atenção noregistro de oferta final (estoque) neste  segundo trimestre. A pesquisademonstrou queda e chegou ao menor patamar dos últimos dois anos, issosignifica que a oferta está bastante reduzida em relação ao que o mercado temde força para consumo.

- De acordo com o estudo daentidade, considerando a média de vendas dos últimos 12 meses, se não houvernovos lançamentos, a oferta final se esgotaria em 11 meses. A demanda continuaforte, mas a produção não tem acompanhado o mesmo ritmo das vendas e com aexpectativa de menor taxa de juros, as vendas devem se fortalecer.  

- As medidas econômicas dogoverno federal aliadas à queda da taxa Selic em agosto, com sinalização denovas quedas nos juros nos próximos meses, devem influenciar na confiança dosincorporadores para lançamentos de novos empreendimentos nos trimestresseguintes.​

- Com a maior estabilidade dainflação e mudanças em todo o cenário econômico, o consumidor também fica maisconfiante.

O estudo apontou também que oMinha Casa, Minha Vida tem retomado seu fôlego, principalmente com os avançosdo programa nos últimos meses, em particular nos valores dos descontos(subsídios) para as faixas mais baixas de renda da população e na adequação dostetos de valores das unidades. Estes fatores indicam que nos próximostrimestres deve ser registrado crescimento nos lançamentos e nas vendas dasunidades enquadradas no MCMV nas cidades pesquisadas, apontou a CBIC.

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