Os números foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Teve início nesta quarta-feira (10) a Missão Empresarial Brasil-Canadá, iniciativa que reúne empresários e autoridades dos dois países com o objetivo de fortalecer parcerias estratégicas e ampliar o comércio bilateral. A missão acontece em um momento decisivo de retomada das negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá, interrompidas desde 2019 e oficialmente reabertas em julho de 2025.
A Anfacer integra a delegação brasileira para avaliar o cenário de oportunidades e diversificação de mercados que fortaleçam a presença da cerâmica brasileira no exterior. Vale destacar que o Canadá é um destino cada vez mais relevante para produtos industriais e de maior valor agregado.
A missão é liderada pela ApexBrasil, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), além da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
A programação, que segue até sexta-feira (12), inclui rodadas de negócios, visitas técnicas e eventos de networking com empresas canadenses interessadas em investir ou importar do Brasil. Um dos destaques é o seminário "DoingBusiness in Brazil", que apresenta o ambiente de negócios brasileiro a potenciais investidores e parceiros.
A iniciativa também busca diversificar os mercados de exportação brasileiros, especialmente diante das recentes sobretaxas de até 50%aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais. Nesse cenário, oCanadá surge como um parceiro estratégico para ampliar o alcance global da indústria brasileira.
Comércio bilateral em expansão
O comércio entre Brasil e Canadá vem registrando crescimento consistente. Entre 2022 e 2024, o Brasil avançou da 11ª para a 9ª posição entre os principais fornecedores do mercado canadense, com destaque para produtos industriais e tecnológicos. Na última década, as exportações brasileiras ao Canadá tiveram crescimento médio anual de 10,6%, demonstrando o potencial de expansão desse relacionamento comercial.
A Missão Empresarial Brasil-Canadá também está conectada a uma agenda mais ampla de diversificação comercial, que recentemente incluiu uma visita oficial ao México, liderada pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.