Após audiência pública no USTR e articulação com autoridades, Anfacer retorna ao Brasil com estratégia clara e visão de longo prazo.
O primero compormisso oficial da missão empresarial em Washington, liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aconteceu nesta terça-feira (2), com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. O objetivo do encontro foi discutir frentes de atuação do setor privado nas negociações que buscam reverter as tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.
Na ocasião, Ricardo Alban, presidente da CNI, destacou que a instituição está empenhada em contribuir com as negociações por meio do diálogo e que buscará aumentar a lista de exceções às sobretaxas. “Nosso objetivo com essa missão é marcar uma posição firme e contundente, dando a nossa versão, a versão do setor privado sobre a importância de uma negociação que leve à reversão das tarifas”, explicou Alban. “Queremos que esse diálogo seja feito nos termos comerciais e econômicos e de forma racional e técnica, e vamos dar todos os elementos que a embaixada já tem de demanda de empresas brasileiras, somadas às demandas que estamos trazendo com as empresas que participam da missão conosco, para que a partir de amanhã possamos realmente começar a ter reuniões objetivas”, completou.
O encontro com a embaixadora foi o start da agenda que a comitiva empresarial terá até a próxima quinta-feira (4) na capital dos EUA. A comitiva também participou de reunião no fim da tarde, no US Chamber of Commerce, para buscar apoio e parceria de empresas norte-americanas na tentativa de ampliar exceções ao tarifaço.
A missão empresarial conta com cerca de 130 integrantes, entre empresários e representantes de associações setoriais de diversos segmentos da indústria nacional. A Anfacer integra a comitiva contribuindo ativamente com a articulação em defesa da indústria cerâmica brasileira, reforçando a importância de uma agenda comercial equilibrada e sustentável entre Brasil e Estados Unidos.
Fonte: com informações CNI