ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Missão Energias do Futuro - Dia 02

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Seguindo para Madri, a delegação visitou a Universidade Pontificia de Comillas, a DH2 energy e seu projeto HyDeal (plataforma HyDeal Ambition), o maior giga-projeto de hidrogênio renovável em escala global.

No segundo dia de programação da Missão Energias do Futuro, 28 de junho, a delegação seguiu para Madri.

Em visita à Universidade Pontificia de Comillas conheceram o projeto "hidrogênio dourado", que consiste em substituir o gás natural, normalmente usado para produzir hidrogênio cinza, por biometano, também capturando CO2 no processo. Também visitaram o Projeto HyDeal uma inciativa promovida pelas empresas DH2energy, ArcelorMittal, Enagás e Grupo Fertiberia. É a primeira implementação industrial da plataforma HyDeal Ambition, que se tornará o maior giga-projeto de hidrogênio renovável em escala global, de acordo com a classificação divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). A visita teve o objetivo de conhecer o projeto e entender os desafios e benefícios para a transição em indústrias intensivas em energia.

‍Saiba mais sobre os projetos e as empresas visitadas:

ETS DE ENGENHARIA - UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA COMILLA (28 DE JUNHO MADRI - ESPANHA)

Jose Luis Ignacio Linares Hurtado, professor da Universidade Pontificia de Comillas, dirige uma Cátedra patrocinada pela Fundação Repsol sobre questões de transição energética na indústria. Em 2022 concentrou seus esforços no setor cerâmico, tendo realizado dois webinars, um sobre os problemas do setor cerâmico e um mais específico sobre gases renováveis e eficiência energética. Atualmente trabalha em uma proposta sobre o "hidrogênio dourado", que consiste em substituir o gás natural, normalmente usado para produzir hidrogênio cinza, por biometano, também capturando CO2 no processo.

‍DH2ENERGY (28DE JUNHO - MADRI - ESPANHA)

ADH2 energy integra os elos complexos da cadeia de valor para fornecer hidrogênio verde em grande escala com paridade de combustível fóssil. A empresa atua tanto como organizadora de uma plataforma de cadeia de valor (HyDealAmbition) quanto como player industrial integrado. A visita terá foco no Projeto Hydeal

www.dh2energy.com

‍PROJETO HYDEAL (28 DE JUNHO - MADRI - ESPANHA)

HyDeal Espanha é uma inciativa promovida pelas empresas DH2 energy, ArcelorMittal,Enagás e Grupo Fertiberia. É a primeira implementação industrial da plataforma HyDeal Ambition, que se tornará o maior giga-projeto de hidrogênio renovável em escala global, de acordo com a classificação divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). A visita teve o objetivo de conhecer o projeto e entender os desafios e benefícios para a transição em indústrias intensivas em energia.

www.enagas.es/enagas/es/Comunicacion/NotasPrensa/15_02_2022_NP_HyDeal_España

Visita à Universidade Pontificia de Comillas, em Madri, Espanha
Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Central do Assentador Cerâmico
Central do Assentador Cerâmico conclui mais uma participação na CERSAIE

Equipe brasileira representou o país no CERSAIE World Tiling Lab, em Bologna, em mais uma edição marcada por desafios, troca de conhecimentos e reconhecimento internacional.

Exportação
Brasil reforça posicionamento estratégico na Cersaie 2026 e leva a diversidade da indústria cerâmica ao mercado internacional

Com apoio do Ceramics of Brazil, projeto setorial da Anfacer em parceria com a ApexBrasil, empresas brasileiras apresentaram produtos e soluções em uma das principais vitrines globais de revestimentos.

Setor
Quatro empresas brasileiras estão entre as maiores fabricantes de cerâmica do mundo.

O ranking atualizado foi publicado na revista Ceramic World Review, de setembro de 2026.