Planejamento estratégico: ações a serem desenvolvidas pela entidade para auxiliar o crescimento do setor cerâmico

Em 2020 a ANFACER finalizou o Planejamento Estratégico da entidade, desenvolvido pelos empresários conselheiros em parceria e com a metodologia da consultoria EY.
O planejamento explícita as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no horizonte temporal de 10 anos (2020-2023) para auxiliar o crescimento e reposicionamento do setor cerâmico.
O próprio propósito da entidade foi reescrito: POTENCIALIZAR O VALOR DO ECOSSISTEMA CERÂMICO BRASILEIRO, com a visão de CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DO MARKETSHARE, EM VOLUME E VALOR, NO MERCADO INTERNO E ESTIMULAR O CRESCIMENTO DA EXPORTAÇÃO PARA REPRESENTAR 25% DA PRODUÇÃO NACIONAL.
Foram escolhidos 12 projetos a serem desenvolvidos pela entidade, agrupados em 4 grandes temas de desenvolvimento:
- POSICIONAMENTO SETORIAL (relações governamentais, networking e construção de relacionamentos);
- DESENVOLVIMENTO SETORIAL (qualidade, exportação e sustentabilidade);
- INOVAÇÃO;
- CAPITALIZAÇÃO DO NEGÓCIO.
O primeiro projeto iniciado e já funcionando foi o de Monitoramento de Ações Institucionais e Governamentais. Aqui o objetivo é criar uma expertise de relações governamentais, acompanhar sistematicamente ações que interessem ao setor em todos os âmbitos governamentais e junto a outras entidades, como as federações da indústria, antecipando seus impactos no setor. Torna-se possível planejar, efetivamente, estratégias de ação para a indústria cerâmica e informar constantemente às empresas associadas para facilitar os seus respectivos planejamentos.
O segundo projeto iniciado e em desenvolvimento é o Programa ANFACER de Qualidade, que tem como objetivo o combate à não conformidade técnica, fiscal e ética no setor. As ações do projeto estão sendo detalhadamente discutidas com as empresas participantes do Conselho de Administração da entidade.
Já o terceiro projeto em desenvolvimento foca nas Exportações Setoriais. A ANFACER ouviu os departamentos de exportação de todas as empresas associadas à entidade, para mapear suas necessidades de melhoria e suporte. Com esta informação em mãos, por meio deste projeto, a ANFACER irá apresentar ao setor novas formas de auxiliar as empresas a elevarem seus ganhos como as vendas ao mercado externo.
Além disso, internamente a ANFACER está em processo de organização da casa, com:
- Mapeamento e aquisição de competências necessárias para o desenvolvimentos dos 12 projetos elencados no planejamento;
- Gestão de Projetos: alterar a forma de gestão da entidade para uma visão por projetos;
- Desenho de Processos (entender e explicitar todos os processos necessários para que cada projeto aconteça).