O planejamento explícita as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no horizonte temporal de 10 anos (2020-2023) para auxiliar o crescimento e reposicionamento do setor cerâmico.
Em 2020 a ANFACER finalizou o Planejamento Estratégico da entidade, desenvolvido pelos empresários conselheiros em parceria e com a metodologia da consultoria EY.
O planejamento explícita as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no horizonte temporal de 10 anos (2020-2023) para auxiliar o crescimento e reposicionamento do setor cerâmico.
O próprio propósito da entidade foi reescrito: POTENCIALIZAR O VALOR DO ECOSSISTEMA CERÂMICO BRASILEIRO, com a visão de CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DO MARKETSHARE, EM VOLUME E VALOR, NO MERCADO INTERNO E ESTIMULAR O CRESCIMENTO DA EXPORTAÇÃO PARA REPRESENTAR 25% DA PRODUÇÃO NACIONAL.
Foram escolhidos 12 projetos a serem desenvolvidos pela entidade, agrupados em 4 grandes temas de desenvolvimento:
POSICIONAMENTO SETORIAL (relações governamentais, networking e construção de relacionamentos);
DESENVOLVIMENTO SETORIAL (qualidade, exportação e sustentabilidade);
INOVAÇÃO;
CAPITALIZAÇÃO DO NEGÓCIO.
O primeiro projeto iniciado e já funcionando foi o de Monitoramento de Ações Institucionais e Governamentais. Aqui o objetivo é criar uma expertise de relações governamentais, acompanhar sistematicamente ações que interessem ao setor em todos os âmbitos governamentais e junto a outras entidades, como as federações da indústria, antecipando seus impactos no setor. Torna-se possível planejar, efetivamente, estratégias de ação para a indústria cerâmica e informar constantemente às empresas associadas para facilitar os seus respectivos planejamentos.
O segundo projeto iniciado e em desenvolvimento é o Programa ANFACER de Qualidade, que tem como objetivo o combate à não conformidade técnica, fiscal e ética no setor. As ações do projeto estão sendo detalhadamente discutidas com as empresas participantes do Conselho de Administração da entidade.
Já o terceiro projeto em desenvolvimento foca nas Exportações Setoriais. A ANFACER ouviu os departamentos de exportação de todas as empresas associadas à entidade, para mapear suas necessidades de melhoria e suporte. Com esta informação em mãos, por meio deste projeto, a ANFACER irá apresentar ao setor novas formas de auxiliar as empresas a elevarem seus ganhos como as vendas ao mercado externo.
Além disso, internamente a ANFACER está em processo de organização da casa, com:
Mapeamento e aquisição de competências necessárias para o desenvolvimentos dos 12 projetos elencados no planejamento;
Gestão de Projetos: alterar a forma de gestão da entidade para uma visão por projetos;
Desenho de Processos (entender e explicitar todos os processos necessários para que cada projeto aconteça).
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.