ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Planejamento estratégico: ações a serem desenvolvidas pela entidade para auxiliar o crescimento do setor cerâmico

O planejamento explícita as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no horizonte temporal de 10 anos (2020-2023) para auxiliar o crescimento e reposicionamento do setor cerâmico.

Em 2020 a ANFACER finalizou o Planejamento Estratégico da entidade, desenvolvido pelos empresários conselheiros em parceria e com a metodologia da consultoria EY.

O planejamento explícita as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no horizonte temporal de 10 anos (2020-2023) para auxiliar o crescimento e reposicionamento do setor cerâmico.

O próprio propósito da entidade foi reescrito: POTENCIALIZAR O VALOR DO ECOSSISTEMA CERÂMICO BRASILEIRO, com a visão de CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DO MARKETSHARE, EM VOLUME E VALOR, NO MERCADO INTERNO E ESTIMULAR O CRESCIMENTO DA EXPORTAÇÃO PARA REPRESENTAR 25% DA PRODUÇÃO NACIONAL.

Foram escolhidos 12 projetos a serem desenvolvidos pela entidade, agrupados em 4 grandes temas de desenvolvimento:

  1. POSICIONAMENTO SETORIAL (relações governamentais, networking e construção de relacionamentos);
  2. DESENVOLVIMENTO SETORIAL (qualidade, exportação e sustentabilidade);
  3. INOVAÇÃO;
  4. CAPITALIZAÇÃO DO NEGÓCIO.

O primeiro projeto iniciado e já funcionando foi o de Monitoramento de Ações Institucionais e Governamentais. Aqui o objetivo é criar uma expertise de relações governamentais, acompanhar sistematicamente ações que interessem ao setor em todos os âmbitos governamentais e junto a outras entidades, como as federações da indústria, antecipando seus impactos no setor. Torna-se possível planejar, efetivamente, estratégias de ação para a indústria cerâmica e informar constantemente às empresas associadas para facilitar os seus respectivos planejamentos.

O segundo projeto iniciado e em desenvolvimento é o Programa ANFACER de Qualidade, que tem como objetivo o combate à não conformidade técnica, fiscal e ética no setor. As ações do projeto estão sendo detalhadamente discutidas com as empresas participantes do Conselho de Administração da entidade.

Já o terceiro projeto em desenvolvimento foca nas Exportações Setoriais. A ANFACER ouviu os departamentos de exportação de todas as empresas associadas à entidade, para mapear suas necessidades de melhoria e suporte. Com esta informação em mãos, por meio deste projeto, a ANFACER irá apresentar ao setor novas formas de auxiliar as empresas a elevarem seus ganhos como as vendas ao mercado externo.

Além disso, internamente a ANFACER está em processo de organização da casa, com:

  1. Mapeamento e aquisição de competências necessárias para o desenvolvimentos dos 12 projetos elencados no planejamento;
  2. Gestão de Projetos: alterar a forma de gestão da entidade para uma visão por projetos;
  3. Desenho de Processos (entender e explicitar todos os processos necessários para que cada projeto aconteça).
Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Central do Assentador Cerâmico
Central do Assentador Cerâmico conclui mais uma participação na CERSAIE

Equipe brasileira representou o país no CERSAIE World Tiling Lab, em Bologna, em mais uma edição marcada por desafios, troca de conhecimentos e reconhecimento internacional.

Exportação
Brasil reforça posicionamento estratégico na Cersaie 2026 e leva a diversidade da indústria cerâmica ao mercado internacional

Com apoio do Ceramics of Brazil, projeto setorial da Anfacer em parceria com a ApexBrasil, empresas brasileiras apresentaram produtos e soluções em uma das principais vitrines globais de revestimentos.

Setor
Quatro empresas brasileiras estão entre as maiores fabricantes de cerâmica do mundo.

O ranking atualizado foi publicado na revista Ceramic World Review, de setembro de 2026.