Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Placa Cerâmica e Porcelanato completa 12 anos com grandes avanços no setor

Iniciativa Anfacer + Sustentável
Monitorada desde 1993, por meio de testes em laboratórios e auditorias frequentes nas fábricas e revendas de materiais de construção, a qualidade das placas cerâmicas sempre foi uma prioridade no setor.

Lançado oficialmente em 2010, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Placa Cerâmica e Porcelanato, completa 12 anos com representativos ganhos para a indústria, o consumidor e toda a cadeia da construção.

A cerâmica brasileira é o revestimento mais produzido e consumido no país. O compromisso setorial com a qualidade faz com que o Brasil seja um dos mais importantes players da indústria mundial, presente em 110 países.

Ao longo dos anos o PSQ passou por mudanças e se atualizou para garantir a excelência dos produtos cerâmicos. Nessa jornada, já foram realizados mais de 105 mil testes, em quase 12 mil amostras que compreendem 87,7% do mercado nacional.

Regras mais claras, cumprimento das normas técnicas e avanços nas certificações são alguns dos resultados obtidos. Hoje, o indicador de conformidade no setor é de 88%, com meta de alcançar 100% nos próximos anos.

Mais que assegurar a qualidade dos produtos, o PSQ traz em sua estratégia alavancar o setor através da inovação tecnológica, melhorando a competitividade da indústria mundialmente. O PSQ também representa um impacto significativo para o consumidor, através da oferta de produtos de qualidade e acesso à informação.

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa a indústria cerâmica nacional, reforça, mais uma vez, o seu compromisso em garantir o cumprimento das regras e a constante evolução do PSQ.

Saiba mais: Programa Setorial da Qualidade Anfacer

Dados oficias do PBQP-H: https://pbqp-h.mdr.gov.br/psq/placas-ceramicas-para-revestimento/

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio