Ferramenta estratégica do setor passa por reformulação
Fechando a programação de ações que promovem a internacionalização da indústria cerâmica nacional, o Projeto Comprador América Central e Caribe será realizado de 22 de novembro até 03 de dezembro, com de rodadas de negócios online, através da plataforma Zoom.
Promovido pelo projeto setorial Ceramics of Brazil, uma iniciativa da Anfacer (AssociaçãoNacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ação encerra o calendário que, contou, neste último ano, com 11 iniciativas que têm o objetivo de incrementar a geração de negócios nos principais mercados alvos do setor cerâmico nacional: América doNorte, América do Sul, Oriente Médio, América Central e Caribe.
Nesta ação participam 27 empresas associadas à Anfacer: Angelgres, Cejatel, CerâmicaAlmeida, Cerbras, Carmelo Fior, Cristofoletti, Delta, Elizabeth, Embramaco,Eliane, Gail, Incopisos, Itagres, Japi, Karina Pisos, Lef, Lepri, Lorenzetti,NGK, Pamesa, Pointer – PBG, Portobello, Savane, Strufaldi, Villagres, Tecnogrese Vidro Real.
Dando continuidade às iniciativas, em 2022 o calendário já conta com oito ações. A participação é destinada a todas as empresas participantes do projeto Ceramics of Brazil.
Exportação
No acumulado,janeiro a outubro, as exportações atingiram valor de US$ 399,6 milhões, aumento de 53,9%, frente ao mesmo período de 2020, com vendas realizadas para 110nações.
Sobre o Projeto Ceramicsof Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica paraRevestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a Apex-Brasil (AgênciaBrasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promoveras exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercadointernacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras açõespontuais.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção deExportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos eserviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros parasetores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, aApex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promoveras exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, comomissões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação deempresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradoresestrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtivabrasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivofortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenadacom atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeirosdiretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para odesenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.