Setor cerâmico recebe compradores internacionais

Iniciativa Anfacer + Sustentável
Ceramics of Brazil, projeto da Anfacer em parceria com a ApexBrasil, traz 13 compradores internacionais ao país, vindos da África do Sul, Colômbia, Costa Rica, Líbano, Moçambique e Panamá

O Projeto Ceramics of Brazil, uma iniciativa da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu, durante a Expo Revestir 2022, o Projeto Comprador trazendo 13 compradores internacionais para o evento.

Durante os quatro dias de realização da feira (de 8a 11 de março de 2022, no Transamérica Expo Center, em São Paulo), os convidados, vindos da África do Sul, Colômbia, Costa Rica, Líbano, Moçambique e Panamá, conheceram lançamentos, novidades tecnológicas e realizaram encontros com empresários do setor cerâmico nacional. Fez parte também da comitiva a jornalista Jennifer Bardoner, editora da revista Floor Focus, dos EUA.  

Participaramda ação 39 associados da Anfacer, participantes do Projeto Ceramics of Brazil: Alfagres, Angelgres, Carmelo Fior, Cejatel, Ceusa, Deca, Delta, Eliane,Cerâmica Elizabeth, Embramaco, Formigres, Gabriella, Grupo Almeida, GrupoCedasa, Grupo Ceral, Grupo Cristofoletti, Grupo Incopisos, Grupo Rocha, Incefra, Incepa, Itagrês, Japi, Karina Pisos, Lepri, Lorenzetti, Lume, Manufatti, Nina Martinelli, Pamesa, Pierini, Pointer, Portinari, PortoFerreira, PBG, Roca, Cerâmica Savane, Cerâmica Strufaldi, Tecnogres e Villagres.

Compradores internacionais: novos negócios com oBrasil

Há mais de 15 anos fazendo negócio com a indústria cerâmica do Brasil, Yolima Muños, representante da revenda GegaSa, da Colômbia, destacou a quantidade de novidades, desenhos e formatos que viu na feira. “São produtos totalmente novos que vamos levar para a Colômbia. Produtos com brilho,  reproduções marmorizadas e tons suaves são os que mais agradam nosso consumidor local”, citando as marcas que já fazem parte do portfólio da revenda como Embramaco, Cecafi, Cristofoletti e Porto Ferreira.  

Já Bela Berimbau, diretora da divisão de cerâmica e louças sanitárias da revenda Construa/ Build it, de Moçambique, ressaltou a qualidade dos produtos nacionais. “A cerâmica brasileira nunca decepciona são produtos de excelente qualidade e que trazem inovação”. Do que viu pela feira Bela destacou a cerâmica polida, que tem mercado em expansão em Moçambique. Entre as marcas importadas pela revenda estão Pisoforte, Pierini e Porto Ferreira.

Outra revenda proveniente de Moçambique, o Grupo Cetraco, retornou ao evento em busca de produtos diferenciados. “A cerâmica brasileira já faz parte do nosso portfólio há mais de 20 anos. O evento é muito bem organizado. O local ideal para a retomada dos negócios”, afirmou Ahmad Kahil, diretor de importação e logística do grupo.

Presente em outras cinco edições da feira Sandra Marin, da ExpoCerámica - Costa Rica se impressionou comas novas propostas de cores, decorações e desenhos nas cerâmicas, com destaque para as estampas florais, além dos formatos pequenos.

Exportações

O Brasil é 3º maior produtor e o 7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações. Em 2021 o volume das exportações brasileiras foi de 130,3 milhões de metros quadrados, o equivalente ao faturamento de US$ 488,1 milhões.

As exportações brasileiras tiveram como principais destinos: América do Sul (50,8%), América do Norte (24,6%),América Central (19,9%) e Europa (2%).

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.  

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Mais informações: ceramicsofbrazil@anfacer.org.br

Convidados junto à equipe de Relações Internacionais da Anfacer

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio