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Sobretaxa dos EUA pressiona exportações no setor brasileiro de revestimentos cerâmicos

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Anfacer conduz esforços para mitigar impactos da tarifa americana

A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos está em alerta diante da decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, a partir de 1º de agosto. A relação entre Brasil e Estados Unidos foi construída ao longo de mais de 20 anos por meio de iniciativas de internacionalização da indústria brasileira, através do projeto setorial Ceramics of Brazil, desenvolvido  pela Anfacer, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Desde o anúncio das tarifas, em 9 de julho, a Anfacer tem se mobilizado nas esferas federal e estadual para que haja uma articulação que resulte em uma solução negociada capaz de preservar os avanços construídos na relação comercial sólida com o mercado americano. A medida traz sérias preocupações para o setor, com previsão de queda de 40% nas vendas para o mercado norte-americano já em 2025.

Os esforços têm sido realizados junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), através do comitê liderado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com governos estaduais, além da interlocução com instituições brasileiras, entre elas a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e tratativas com instituições americanas como o Tile Council of North America (TCNA) e o National Tile Contractors Association (NTCA), já que a medida também preocupa empresas e fornecedores norte-americanos.

Atualmente, os Estados Unidos são o principal destino dos produtos brasileiros do setor, respondendo por cerca de US$ 95 milhões em 2024,o que representa aproximadamente 25% das exportações anuais.

A imposição das tarifas traz impactos imediatos e relevantes para o setor, que conta com 50 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos.

A perspectiva da Anfacer é que todos os esforços diplomáticos sejam realizados para reverter essa medida e que seja possível restabelecer um ambiente comercial justo e equilibrado entre os países.

O setor tem buscado cenários alternativos, que só se concretizariam no médio e longo prazo. A estratégia é avaliar oportunidades de diversificação de mercados e novas rotas de exportação. Para a entidade, é essencial fortalecer a presença brasileira em outras regiões e continuar trabalhando pela competitividade internacional da indústria brasileira.

O setor em números

O Brasil é um dos maiores protagonistas no mercado mundial de revestimento cerâmicos, ocupando a terceira posição em produção e consumo, além de ser o sexto maior exportador. Em 2024, as exportações do setor alcançaram valor de US$ 365,3 milhões, sendo US$ 95 milhões embarcados para os Estados Unidos, maior mercado internacional desde 2015.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros o exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país."

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