Dando continuidade a iniciativa de estabelecer uma efetiva abordagem sobre as questões relacionadas à patologia de desplacamento cerâmico, a ANFACER realizou, em março, o 3ª Workshop Sistema Revestimentos Cerâmicos
Dando continuidade a iniciativa de estabelecer uma efetiva abordagem sobre as questões relacionadas à patologia de desplacamento cerâmico, a ANFACER realizou, em março, o 3ª Workshop Sistema Revestimentos Cerâmicos. O encontro aconteceu durante a 15ª EXPO REVESTIR e contou com a presença de cerca de 70 pessoas entre profissionais do setor cerâmico, laboratórios e órgãos certificadores, engenheiros, imprensa especializada e construtores.
Na pauta do evento, palestras dos engenheiros Fabiana Ribeiro (FHC Consultotia), Alexandre Tomazelli (Toten Engenharia) e Maurício Rezende (CCB - Centro Cerâmico do Brasil) e mesa de debates entre todos os palestrantes, além de Lydio Bandeira de Mello, representante do COMAT/CBIC e mediação de Amanda Neme, coordenadora da Comissão de Estudo de Desplacamento ANFACER e gerente de engenharia e qualidade da Gail.
Engª Fabiana Ribeiro conduziu sua apresentação sob o ponto de vista de uma projetista. A engenheira fez uma introdução sobre como funciona o sistema aderido, passando pelas fontes de movimentos nas camadas dos revestimentos e os tipos de argamassa; e concluiu mostrando os fatores que podem causar ou contribuir para a patologia porém, perfeitamente evitadas com ações preventivas. Em sequencia, afirmou que acredita ser "imprescindível que seja feita uma ampla avaliação do projeto. Quais são os pontos críticos no projeto arquitetônico e no projeto de estrutura? Há ainda que se atentar ao controle de qualidade dos materiais e questões de produção que vão desde os cuidados com a argamassa colante, técnica de assentamento das placas até treinamento de assentadores e rejuntadores".
Em seguida, Alexandre Tomazelli, endossou o ponto de vista apresentado pela engenheira Fabiana reiterando a importância do uso correto da argamassa de acordo com a necessidade do projeto, execução das normas requisitadas, fiscalização de qualidade e treinamento constante da mão de obra.
Por fim, Profº Maurício Resende, diretor técnico do CCB (Centro Cerâmico do Brasil) mostrou o andamento da segunda fase do estudo desenvolvido por entidades de Pesquisa e Desenvolvimento e patrocinado pela ANFACER. Maurício explicou que esse momento do processo resume-se em apresentar e discutir a metodologia do estudo científico e os primeiros resultados de caracterização das argamassas colantes de acordo com ensaios técnicos de resistência e flexibilidade.
Ao fim desta etapa, também se pretende responder questões sobre a necessidade da revisão da norma de argamassa colante para criar mais requisitos e critérios de aceitação do produto, o desempenho desta argamassa para um revestimento composto por placa cerâmica com elevada EPU e a influência da imperfeição do assentamento.
O trabalho conduzido pelo diretor técnico do CCB tem objetivo de selecionar as argamassas e placas cerâmicas para a realização da Parte 3 do estudo, que corresponde a uma investigação laboratorial em grande escala, correlacionando às demais variáveis em simulações de sistemas, como emboço, estrutura e falhas de execução.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.