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6 tendências do varejo para você continuar relevante

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O mercado do varejo se transforma tão rapidamente quanto a sociedade onde ele está inserido.

O mercado do varejo se transforma tão rapidamente quanto a sociedade onde ele está inserido. Atualmente essas mudanças são tão intensas e velozes que, infelizmente, muitos negócios sofrem com novidades que viram regra da noite para o dia. Pensando nisso a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo reuniu 6 tendências de comportamento do mercado levantadas durante a NRF Big Show em Nova Iorque.

Veja abaixo quais são e como você pode se preparar para elas:

1. Retail Leapfrog: as grandes ondas de mudança.

Eduardo Terra (sócio da Évolus, sócio-diretor da BTR e presidente da SBVC), comentou que para não ser pego de surpresa é preciso ter visão periférica para perceber pequenas ameaças, além de pensar em parcerias que podem fortalecer o negócio.

2. Deep Retail, uso inteligente da tecnologia de dados

Dados, dados e mais dados! As informações sobre o comportamento do seu cliente e suas preferências está mais abundante e acessível do que nunca. As gigantes do varejo, a chinesa AliBaba e a norte americana Amazon fazem uso inteligente dessas informações para manter seus negócios relevantes e lucrativos.

3. Excelência operacional no varejo (ROE – Retail Operational Excellence)

A produtividade não pode ser esquecida mesmo em um cenário de transformação. A boa notícia é que existem cada vez mais soluções tecnológicas para o aumento da eficiência nos processos e dica é: ela deve ser sempre focada na experiência do consumidor.

4. Customer Centric, o cliente no centro

A definição das estratégias devem sempre ser feitas com foco na jornada do usuário. Como o seu cliente de comporta antes, durante e depois da compra são indicadores importantes para traçar qualquer mudança ou ação.

5. New Retail (O Novo Varejo – loja e ecossistemas)

“O Novo Varejo é fácil, conveniente, tem baixíssimo atrito e oferece uma experiência superior ao cliente”, informa a SBVC. A excelência de atendimento e serviços deve ser refletida nos ambientes virtuais e físicos. Neste contexto a loja física não morre, mas se transforma em um local de experiência de marca que agrega ao cliente, não apenas mais um marketplace.

6. Cultura, posição e transformação (Trusty Leadership)

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso quer dizer que eles também estão atentos ao posicionamento das marcas. “Os valores da empresa devem estar arraigados nos colaboradores, o que só acontece com um trabalho diferenciado de capacitação. Nesse ponto, vale destacar a importância de se ter colaboradores preparados, treinados, para, de fato, contribuir na decisão de compra do cliente. Ou seja, experts da marca”.

Veja os insights completos no site da SBVC.

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