Empresa brasileira participa pela primeira vez como expositora de uma das principais feiras mundiais do setor de revestimentos, por meio do projeto Ceramics of Brazil.

Entre os dias 19 e 21 de maio, representantes de entidades governamentais realizaram visitas técnicas às indústrias dos setores energointensivos — químico, cerâmico, vidro, alumínio, cimento e papel e celulose — como parte das etapas do processo de implementação das obrigações relacionadas ao MRV (Mensuração, Relato e Verificação).
Para receber a comitiva e representar o setor cerâmico, foi selecionada a empresa Embramaco, localizada em Santa Gertrudes (SP). A visita contou com o acompanhamento da Anfacer e reuniu representantes do Ministério da Fazenda, da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono (SEMC), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços(MDIC), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de agências de fomento.
Segundo Thiago Barral, Subsecretário de Implementação da SEMC, a visita é importante porque, neste momento, o Ministério da Fazenda e a SEMC estão discutindo aspectos cruciais da regulamentação.
“O primeiro é a definição de etapas de ampliação progressiva da cobertura dos setores que vão participar do programa brasileiro de relato de Emissões (MRV). O segundo são as normas para o MRV das emissões dos setores, entre eles o cerâmico, e a definição dos requisitos mínimos de qualidade e precisão, em relação ao monitoramento”.
Durante a agenda, a equipe da Embramaco apresentou suas práticas e expertise em gestão, sustentabilidade e tecnologia, evidenciando a força, a competitividade e o compromisso do setor cerâmico brasileiro com a inovação e a agenda de descarbonização.
“A visita às plantas permite um melhor entendimento do processo produtivo das fontes de emissão. Esse entendimento é importante para que as normas de monitoramento sejam bem construídas e aderentes à realidade e às práticas de cada um dos setores”.
De acordo com a proposta do Ministério da Fazenda, o setor cerâmico está previsto para a segunda etapa do processo de MRV, com início em 2029. A decisão final ainda será publicada, após o tema passar por consulta pública
Com a definição das regras de MRV, o setor deverá desenvolver e manter inventários de gases de efeito estufa (GEE), permitindo comprovar as reduções de emissões alcançadas ao longo do tempo como resultado dos investimentos já realizados. Nesse contexto, a Anfacer, por meio da Iniciativa +Sustentável, promoverá reuniões e webinars para apoiar os associados na compreensão e implementação dessas exigências, garantindo que estejam preparados para 2029, quando o setor passará a ser regulado.
Empresa brasileira participa pela primeira vez como expositora de uma das principais feiras mundiais do setor de revestimentos, por meio do projeto Ceramics of Brazil.
Por meio do projeto Ceramics of Brazil, a empresa participa pela primeira vez como expositora do evento e reforça sua estratégia de expansão e posicionamento no mercado internacional.
Indicadores Imobiliários Nacionais referentes ao segundo trimestre de 2026, foram apresentados pela CNIC, nesta segunda-feira (24).