Entidade articula mobilização internacional do setor cerâmico para conter efeitos de tarifas norte-americanas e ampliar relações comerciais.
A Anfacer representará o setor cerâmico nacional na comitiva liderada pela CNI com associações setoriais,federações de indústrias e grandes empresas brasileiras. O principal objetivo da missão é promover uma atuação articulada entre o setor produtivo e o governo brasileiro diante dos desafios impostos pela taxação sobre as exportações nacionais.
A programação inclui encontros com escritórios especializados em advocacia e relações governamentais, reuniões na Embaixada do Brasil em Washington, além de diálogos com representantes da U.S. Chamber of Commerce e autoridades do governo norte-americano. Um dos destaques será a participação em uma audiência pública promovida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), no contexto da investigação da Seção 301.
A Anfacer defenderá a exclusão dos códigos tarifários referentes aos revestimentos cerâmicos do escopo das novas tarifas, ressaltando os impactos diretos para distribuidores e consumidores norte-americanos. A entidade também apresentará uma proposta de acordo bilateral com tarifa zero recíproca para o setor. Estarão presentes na audiência executivos da Anfacer, além de representantes das empresas Eliane USA e Portobello America.
Além da Anfacer, integram a missão dirigentes de diversas entidades representativas — como Abrinq (brinquedos), Abimaq (máquinas e equipamentos), Abit (têxtil), Abal (alumínio), Abiec (carnes), Abimci (madeira), Cecafé (café), ABFA (ferramentas),CentroRochas (rochas ornamentais) e CICB (couro). Participam ainda asfederações estaduais da indústria de Goiás (Fieg) e de Santa Catarina (Fiesc),além de empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy, Incepa e Cecafi.
Fonte: com informações CNI