Anfacer, Leroy Merlin e GS1: projeto pioneiro traz automação para o varejo e o setor cerâmico
Para dar mais segurança no rastreamento dos produtos a Leroy Merlin, maior rede de lojas de materiais de construção do Brasil, junto a GS1 e a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), desenvolveram o projeto de Padronização das Informações e Recebimento de Materiais Cerâmicos.
Implementado em 2021, o objetivo é facilitar e automatizar o controle ao longo da cadeia de suprimentos: da saída da indústria à compra pelo consumidor final. Essa tecnologia permite traçar uma padronização das informações com o raio-x dos produtos e informações tais como tamanho, tonalidade, nome do produto, marca e design, o que promove mais segurança para o fabricante, o revendedor e o comprador.
No último mês, representantes da Anfacer, Abramat e da GS1 estiveram reunidos no Centro de Distribuição da Leroy Merlin, em Cajamar, discutindo os desafios, aprendizados e novos rumos do projeto. A ideia é implementar o primeiro home center automatizado de cerâmica.
Os próximos passos envolvem o desenvolvimento de um manual sobre boas práticas do setor e a expansão para a padronização das caixas dos produtos, hoje o projeto está instaurado para as etiquetas dos paletes.
Saiba mais sobre o projeto e suas etapas:
https://www.anfacer.org.br/noticias/paletes-a-importancia-da-digitalizacao-das-etiquetas




