Paletes: a importância da digitalização das etiquetas

Acessóriosimportantes para viabilizar a otimização do transporte e facilitar o uso deempilhadeiras, os paletes percorrem um longo caminho até chegar às lojas e homecenters. Nesse processo, a adição de vários códigos, cobertos com embalagem avácuo são necessárias para ter o controle dos lotes.

Porisso, para dar mais segurança no rastreamento dos produtos em toda essajornada, foi criada a Digitalização das Etiquetas de Paletes, uma iniciativa daLeroy Merlin em parceria com a ANFACER e a GS1. O objetivo é facilitar ocontrole ao longo da cadeia de suprimentos: da saída da indústria à compra peloconsumidor final. Essa tecnologia permite traçar o raio-x dos produtos, cominformações como tamanho, tonalidade, nome do produto, marca correta e design,o que promove mais segurança para o fabricante, o revendedor e o comprador.

MariaOlivia Machado, supervisora de qualidade, responsável pelo recebimento deprodutos da Leroy Merlin, afirma que isso foi feito devido à padronização dainformação. “Como fizemos uma mudança de Centro de Distribuição, detectamos aoportunidade de realizar a mudança nesse momento. Achamos interessante começarpelas cerâmicas, entre os inúmeros itens que compõem o nosso portfólio, por serum produto que possui logística bastante específica”, salienta.

“Ganhamosrastreabilidade e padronização, entre outros pontos positivos, e resolvemos umgargalo de controle de estoque, problema que existia, justamente, porque nãotínhamos padronização das informações do produto”, explica Maria Olivia.

Pararealizar essa sistematização de etiquetas, a Leroy contou com o apoio irrestritoda ANFACER. “O modelo do home center foi levado as indústrias para que sejaadotado em todas as revendas que vierem a utilizar esse modelo de etiqueta depalete. A ideia é fazer com que esse padrão de etiqueta seja adotado para agestão de todos os estoques”, revela Anderson Vieira, responsável pelo setor deQualidade da entidade.

Eleavalia ainda que, com isso, haverá mais informações detalhadas e constância nocadastro, que muitas vezes é impactado por outros problemas como a rotatividadede funcionários no varejo, evitando assim, dificuldades nas vendas de produtos.Outro ponto que a melhora das informações de cadastro e rastreabilidade dascerâmicas no estoque do varejo trará é a identificação do produto já compradopelo consumidor que necessita complementar a cerâmica da sua obra. “Além disso,esse trabalho em conjunto reforça ainda mais a importância da relação indústriae varejo, que precisa estar sempre alinhada”, explica.

Opapel da ANFACER foi fundamental no apoio à Leroy Merlin para realizar essa mudança.Por ser a entidade que representa toda a indústria cerâmica brasileira, oprojeto foi detalhado levando em consideração o tempo, as necessidades e o que amudança afetaria no dia a dia do setor. Por outro lado, a Leroy contribuiu comsua experiência por trazer, para a etiqueta dos paletes, todos os diferenciaisda cerâmica, contando com a entidade em todo esse detalhamento.

Alémdessas facilidades e mudanças, Leroy Merlin revela novidades a caminho. “A Leroyvai ter o primeiro home center automatizado de cerâmica. Acreditamos que daqui aum ano e meio estará em funcionamento em toda a sua potencialidade”.

Aideia agora é a ANFACER trabalhar para que essa modalidade de padronização dasinformações através do uso das etiquetas de paletes de código 2D da GS1 setorne padrão para todo varejo.

Iniciativaé destaque no Prêmio Automação da GS1

Como projeto de Padronização das Informações e Recebimento de Materiais Cerâmicos,a Leroy Merlin foi vencedora na categoria Aplicação de Código 2D no Setor deConstrução na edição 2021 do Prêmio Automação da GS1 Brasil. O evento aconteceuno dia 08 de dezembro, na casa de shows Tom Jobim, em São Paulo.

Oprêmio é uma homenagem à criatividade e aos esforços das empresas eprofissionais brasileiros que apostam na automação e na padronização paraaprimorar a gestão do seu empreendimento, com soluções que aumentam aeficiência e a competitividade no mercado.

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