Confira os destaques do estudo “World production and consumption of ceramic tiles”, elaborado pelo Centro de Pesquisa MECS/Acimac.
Na manhã desta quarta-feira (24), a Anfacer participou da reunião de associações internacionais, durante a CERSAIE 2025. Com representantes da Europa, México e Estados Unidos, essas entidades atuam como centros de formação de profissionais assentadores.
A principal pauta debatida foi a necessidade urgente de estruturar mecanismos que reduzam a idade média dos profissionais, uma vez que a ocupação tem enfrentado dificuldades de despertar o interesse da nova geração.
Uma das soluções propostas seria o desenvolvimento de ferramentas que minimizem o esforço físico, e tornem a profissão de assentador cerâmico mais atrativa. Além de facilitar a movimentação de peças de grandes formatos, essas tecnologias garantem mais segurança e eficiência durante a execução do serviço.
Durante a reunião, a Anfacer apresentou a iniciativa Central do Assentador Cerâmico, trazendo um novo olhar para o mercado. O projeto tem o foco na requalificação de profissionais já atuantes, além da construção de conexões estratégicas com a indústria e, principalmente, com o varejo. O objetivo é garantir a fluidez na indicação de mão de obra especializada durante a venda dos revestimentos de grande formatos e lastras.
A exposição de diferentes cenários resultou em um debate rico, com intensa troca de experiências, identificação de desafios comuns e o compromisso coletivo de encontrar soluções colaborativas para o fortalecimento da cadeia de valor do setor cerâmico.