Entidade articula mobilização internacional do setor cerâmico para conter efeitos de tarifas norte-americanas e ampliar relações comerciais.
Foi realizada ontem, 13 de dezembro, mais uma reunião do Programa Setorial de Exportações, promovido pela ANFACER. O evento aconteceu na sede da ASPACER, em Santa Gertrudes/SP, com intuito de oferecer aos associados mais conhecimento e oportunidades a respeito do comércio exterior. Estiveram presentes Benjamin Ferreira Neto (presidente da Aspacer), Heitor Ribeiro de Almeida Neto (presidente do Conselho de Administração da ANFACER), Antonio Carlos Kieling (superintendente da ANFACER) e Mauricio Borges (diretor executivo ANFACER). Esteve presente ainda o gerente do Projeto Apex-Brasil, Paulo Roberto da Silva.
Durante o evento foi desenvolvida a seguinte programação:
Leticia Castro (Diretora do Centro de Design Brasil – CDB), que falou sobre o Design Export, projeto da Apex-Brasil coordenado pelo CDB, que visa apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. No caso do setor cerâmico a ênfase será dada com foco no mercado norte americano.
Em seguida, Juarez Leal (Coordenador de Internacionalização da Apex-Brasil), falou sobre o InterCom – Programa de Internacionalização de Empresas Brasileiras, que capacita as lideranças de empresas para os desafios da internacionalização de suas operações. Ao citar os benefícios da ação, Juarez destacou o atendimento customizado (coaching) para apoiar a estruturação da estratégia de internacionalização de cada empresa e elaboração do Plano de Expansão Internacional; apoio local para a instalação de empresas no exterior, por intermédio dos escritórios da Apex-Brasil e dos SECOMs (Setor de Promoção Comercial) de Embaixadas e Consulados brasileiros em todo o mundo; uma visão geral sobre a cadeia de valor em mercados prioritários, com a realização de visitas técnicas e reuniões com fornecedores de serviços locais, entre outros.
Luciana Oliveira, do núcleo operacional Grande Campinas - Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora) abriu os trabalhos com uma palestra sobre o Programa de Qualificação para Exportação, cujo objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas. Luciana pontuou as possíveis ações nas empresas, que vão desde diagnóstico de melhorias, organização da gestão e dos processos produtivos, até capacitação de funcionários e sinalização de novos desafios.
Por fim, Dr. Marcos Lelis (Coordenador do grupo de pesquisa, competitividade e economia internacional na UNISINOS), apresentou um estudo, contratado pela ANFACER, sobre o potencial de exportação dos revestimentos cerâmicos brasileiro em 26 mercados de interesse. Mostrou ainda, um panorama do atual cenário de exportação do setor e um mapeamento das possibilidades de negócios para as empresas do setor.