Atualização do cadastro é obrigatória. Prazo final para adequação se encerra em setembro de 2022.
O cadastro do produto com GTIN já é obrigatório e validado pelo CCG, base de dados das Secretarias de Fazenda desde setembro de 2019.
A partir de 2022 as regras de validação do código GTIN dos documentos fiscais eletrônicos (NF-e e NFC-e) serão ativadas, conforme previsto na Nota Técnica 2021.003 publicada no Portal da Nota fiscal Eletrônica.
Para a emissão da nota fiscal, a partir desta data, será obrigatória a realização do cadastro de todos os produtos no Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil, chamado CNP com a opção de PERMITIR O COMPARTILHAMENTO DE DADOS, que é o cadastro integrado com a base de dados SEFAZ mencionada na Nota Técnica.
Recomendação para preencher a descrição:
1. Marca
Incluir a marca como o qual produto é identificado no mercado, todo em maiúscula.
2. Nome
Colocar o nome com o qual conhecemos o produto. Ex. Porcelanato, Grês, Monoporosa, Cerâmica, etc.
3. Características
Incluir características de diferenciação. Ex. Nome da referência.
4. Conteúdo e Unidade de Medida
Incluir o conteúdo do produto. Ex. 60x60 ; 80x80; 120x120.
Prazo: Imediato
O objetivo destas medidas é trabalhar o quanto antes na mineração das informações de cadastros de produtos entre os sistemas para evitar que a venda efetiva de um item seja impedida por rejeição da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e / NFC-e)
Sobre o CNP
O CNP da GS1 Brasil trabalha de forma integrada ao CCG – Cadastro Centralizado de GTIN, que é a base onde as Secretarias de Fazenda buscarão as informações para validar os campos descritos na nota fiscal.
O que é GTIN?
O GTIN é o número global do item comercial, uma numeração que é atribuída para identificação de item que precisa ser precificado, encomendado, faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos (muitas pessoas os conhecem como EAN do produto).
Caso o mesmo já esteja cadastrado no CNP, a GS1 recomenda realizar periodicamente a manutenção das informações, para que possa prezar pela melhoria contínua dos dados cadastrados, visto que os mesmos serão consultados pelas Secretarias de Fazenda dos respectivos estados brasileiros em momentos de emissões de NF-e e NFC-e.
O acesso ao CNP e cadastro é gratuito.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a GS1 Brasil e saiba como realizar este procedimento.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.