Cerimônia de encerramento da quinta edição do programa acontece em dezembro.
No dia 1º de outubro, foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Assentadoras de Revestimento Cerâmico, ofertado pelo Programa Mulheres Mil no CEFET-MG e coordenado pela professora Cristina Guimarães Cesar. O curso, que teve duração de maio a outubro de 2025, totalizando 160 horas de formação, foi destinado exclusivamente ao público feminino, e teve como principal objetivo promover a inclusão social e a capacitação técnica de mulheres interessadas em atuar na construção civil, ampliando suas oportunidades de inserção profissional.
Ao todo, 15 alunas concluíram com êxito a primeira turma do curso, que marcou um importante passo na promoção da igualdade de gênero e valorização do trabalho feminino no setor. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 1º de outubro de 2025, no prédio principal do Campus Nova Gameleira do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG), com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras, entre eles: A Diretora-Geral do CEFET-MG, professora Carla Simone Chamon; a Diretora do Campus Nova Gameleira do CEFET-MG, a professora Andreia de Oliveira Santos; o Gerente do Departamento de Qualidade da Emccamp Engenharia, Romagno Soares de Moraes; o Assessor de Relações Sindicais e Trabalhistas do SINDUSCON-MG, Rodrigo Hirata; e a HR Business Partner e integrante do Programa Portas Abertas da MRV, Natália Veloso Teixeira.
A ANFACER, por meio da Central do Assentador Cerâmico, forneceu kits de rejuntamento e material didático para cada uma das alunas. Segundo os organizadores, esses recursos serão essenciais para que elas iniciem sua trajetória profissional com mais qualidade e autonomia, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de Assentadoras de Revestimento Cerâmico.
Durante a Expo Revestir 2025, os responsáveis pelo curso conheceram um dos profissionais da Sou Cunheiro, o Samuel Bruno Soares, que ministrou uma aula prática sobre corte e furos em revestimentos cerâmicos para as alunas.
Segundo a coordenadora local do curso, é muito gratificante acompanhar o impacto que o curso de Assentadoras de Revestimento Cerâmico, ofertado pelo Programa Mulheres Mil dentro do CEFET-MG, vem gerando na vida das concluintes. Essa formação representa muito mais do que o aprendizado técnico, ela simboliza inclusão, valorização e empoderamento feminino na Construção Civil, um setor em que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço.
Com a realização do curso, algumas alunas estão realizando estágio em construtoras de Belo Horizonte – MG. Essas experiências práticas refletem o compromisso do programa em promover a autonomia e o protagonismo das mulheres, contribuindo para a construção de um futuro com mais oportunidades, igualdade e reconhecimento dentro da Construção Civil.
“Quando entrei no curso de revestimento cerâmico, eu pensei: vai dar certo. Tive medo no começo, porque tudo que é novo assusta, mas decidi seguir em frente e focar no meu objetivo.
Foi uma experiência maravilhosa, com aulas práticas e teóricas muito proveitosas e professores sempre dispostos a ajudar e incentivar. Fiquei impressionada com a dedicação de todos e com o quanto aprendi.
Esse curso me abriu portas e me deu coragem para continuar estudando — depois dele, já me formei também no curso de elétrica e quero fazer outros.
Hoje atuo como meio oficial e já trabalho com revestimento cerâmico, mas meu foco agora é me dedicar totalmente a essa área, porque é um trabalho bonito e gratificante.
Quando a gente termina um serviço e vê o resultado, dá orgulho. Esse curso me mostrou que nós, mulheres, somos capazes de ocupar qualquer espaço — basta acreditar e querer […]”, afirma Cláudia.