ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Expectativa de crescimento do setor da construção para 1,2% em 2026, segundo o CBIC

Central do Assentador
Radar da Construção
Anfacer +Sustentável
Exportação
Mulheres na Indústria Cerâmica

Taxa de juros elevada e pressão inflacionária da crise do petróleo tornam cenário ainda mais desafiador.

Nesta quinta-feira, 7 de maio, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou coletiva de imprensa, apresentando indicadores da construção e um panorama do desempenho do setor no primeiro trimestre de 2026, bem como as perspectivas para o ano. 

O índice do preço médio dos insumos da construção atingiu, no primeiro trimestre de 2026, o maior patamar desde o 2º trimestre de 2022, com 68,4 pontos. A alta dos materiais começou a ganhar força com o reajuste nos preços dos combustíveis e derivados de petróleo decorrente da guerra no Oriente Médio. 

Com o fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota de escoamento de petróleo do mundo, as consequências têm se espalhado pelos diversos setores da economia e já refletem nos índices oficiais. O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC-M) atingiu 1,4% em abril de 2026, maior elevação desde junho de 2022.  

Confira a matéria completa no site da CBIC. 

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias