Recentemente a OMC – Organização Mundial do Comércio publicou perfil estatístico do comércio exterior de cada um de seus membros, do ano de 2018.
Recentemente a OMC – Organização Mundial do Comércio publicou perfil estatístico do comércio exterior de cada um de seus membros, do ano de 2018. Li o perfil do Brasil e achei interessante comparar esses dados nacionais com o perfil de comércio exterior do setor de revestimentos cerâmicos especificamente. O setor dista da média nacional, mas fiquei curiosa para visualizar quanto.
Para começar, apenas 35,4% da pauta exportadora brasileira é composta de produtos manufaturados, o país é predominantemente exportador de produtos agrícolas, combustíveis e derivados da mineração. O PIB per capita foi de US$ 9.217,00 no Brasil, não é possível trazer esse valor para uma comparação setorial, mas podemos buscar o consumo per capital de revestimentos cerâmicos no Brasil, e em 2018 foi 3,31m².
As exportações nacionais cresceram 9%, comparadas com 2017, ao passo que as exportações setoriais cresceram 2 pontos acima desse valor, 11%.
O Brasil está em 27º no ranking mundial de exportadores com 1,23% do comércio global, no setor de revestimentos cerâmicos o Brasil é o sétimo (7º) exportador mundial e representa 3,5% do comércio global do produto.
A China foi em 2018 nosso principal parceiro comercial recebendo 21% das nossas exportações totais, seguida de União Europeia (16%), Estados Unidos (12,5%) , Argentina (8,1%) e Japão (2,4%). Os destinos majoritários dos revestimentos cerâmicos brasileiros são bastante distintos, devido ao custo logístico e presença de concorrentes relevantes nos demais continentes mais de 90% das exportações brasileiras se destina a países do continente americano. O principal mercado para as cerâmicas brasileiras é Estados Unidos (13%), aà frente de República Dominicana (8%), Argentina (5%), Colômbia (5%), Uruguai (5%) e seguidos de vários outros países das Américas.
Enquanto o Brasil no geral exporta minérios de ferro (14%), petróleo e derivados (12,5%), motores automobilísticos (5%), polpa de madeira (4%) e peças aeronáuticas 3%) , o setor cerâmico exporta majoritariamente pisos e paredes com absorção de água de até 10%, porcelanatos (14%) e outros 6,7% de paredes com absorção de água superior a 10%.
Por fim, uma análise das tarifas, enquanto as tarifas consolidadas do setor são de 35% (teto estabelecido na OMC) o setor aplica tarifas de 14% para todos os seus produtos e se posiciona de maneira bastante ofensiva nas negociações comerciais, frequentemente solicitando ao governo brasileiro a ampliação da gama de Acordos de Livre Comércio dos quais o Brasil é parte.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.