ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Grupo LAMOSA no Brasil firma parceria com a Uniformes do Bem para reciclagem das vestimentas e EPIs usados por seus colaboradores

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Grupo é detentor das marcas Roca Cerámica e Incepa, associadas da Anfacer.

O Grupo LAMOSA no Brasil, detentor das marcas de porcelanatos Roca Cerámica e Incepa, segue firme no seu compromisso de atuar com processos ainda mais alinhados com a sustentabilidade industrial e do planeta. Entre as atividades que a empresa já realiza e que a permitiram receber o Selo Transparency Label, a nova conquista foi fruto do empenho em promover uma nova solução para o descarte dos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados por seus colaboradores na fábrica localizadas em Campo Largo, no Paraná.

Em parceria com a Uniformes do Bem, entidade especializada na logística reversa de resíduos para a criação de novos itens, cerca de 12 toneladas de materiais descartados anualmente, de acordo com a política do Grupo LAMOSA no Brasil, serão destinadas para a reciclagem e a produção de cobertores, bancos, comedouros para animais domésticos. “Todas as conquistas que alcançamos em prol de nos tornarmos uma empresa cada vez mais alinhada com o meio ambiente é benéfica para o planeta”, afirma Christie Silva Schulka, marketing manager do Grupo LAMOSA no Brasil. Ainda de acordo com ela, o compromisso também se pauta em inspirar outras indústrias, dos mais diferentes setores, a se dedicarem na melhoria ou inovação de seus processos.

Antes da parceria, iniciada em março de 2025, todos os equipamentos eram enviados para coprocessamento, prática permitida e ambientalmente aceita pela legislação, onde os resíduos eram incinerados em fornos industriais. Apesar de ser uma solução regular, a área de sustentabilidade da empresa tinha como objetivo encontrar um novo destino, pois a queima gera emissão de gases do efeito estufa e impede a recuperação dos recursos contidos nos materiais.

Com a colaboração acertada entre o Grupo LAMOSA no Brasil e a Uniforme do Bem, muda-se totalmente a abordagem: ao invés da destruição, esses materiais deixam de gerar poluentes para dar vida a novos produtos. “Além disso, promovemos a economia circular e ampliamos o impacto social do processo”, destaca Christie.

Destinação correta obrigatória

Seguindo as novas internas da empresa, uniformes compostos por camisetas, jaquetas, calças, aventais, calçados e jaquetas, além de EPIs como luvas, protetores auriculares, mangotes e óculos, são renovados a cada seis meses, com exceção dos protetores auriculares, substituídos a cada quatro meses devido ao desgaste que ocorre mais rapidamente. “Recebem esse enxoval todos os colaboradores das equipes de produção, manutenção, supervisão, coordenação, laboratório, segurança, saúde e meio ambiente”, detalha a marketing manager. De acordo com ela, a devolução dos objetos antigos, por parte de quem recebe, já era uma demanda existente, pois dessa forma já era possível garantir um meio de destinação que agora tornou-se sustentável.

Desde então, os insumos recolhidos são enviados ao projeto Uniformes do Bem, onde passam por separação e descontaminação. Os uniformes, em especial, são desfibrados e enfardados antes de serem utilizados na confecção de cobertores corta-febre; itens de borracha, como luvas e botas, são transformados em sub-base para playgrounds ou tatames de academia, enquanto o plástico serve como insumo para a fabricação de comedouros de animais, bancos e lixeiras.

Ilustração das etapas da coleta à doação dos materiais produzidos pela Uniformes do Bem Imagem: Divulgação

  “Essa parceria vai além do aspecto ambiental e representa uma mudança significativa na hierarquia da gestão de resíduos do Grupo LAMOSA no Brasil. Ao substituirmos o coprocessamento, deixamos de apenas tratar o resíduo para, de fato, reciclá-lo”, diz Christie.

Vale destacar que o processo produtivo adotado pela Uniformes do Bem não gera emissão de gases na atmosfera nem consome água, tornando-se ainda mais eficiente do ponto de vista ambiental.

Na fábrica do Grupo LAMOSA no Brasil, em Campo Largo, são disponibilizados pontos de coleta | Imagem: Divulgação

 

Impacto social

A escolha pela parceria com a Uniformes do Bem não ocorreu somente devido ao aspecto socioambiental, mas também pelo seu impacto socioeconômico. Comprometido com ações sociais, o projeto conta com mais de 90% de seu quadro de colaboradores formado por mulheres, além de incluir pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e econômica e pessoas com deficiência (PCDs).

Paralelamente, o GRUPO LAMOSA igualmente reafirma o seu compromisso com a destinação correta de resíduos com valor comercial, dentre eles botões e zíperes. Esses materiais são descaracterizados e doados às associações de catadores de recicláveis. “Além de diminuir o impacto ambiental, essa ação também beneficia diversas famílias de comunidades carentes”, declara Christie. Outro ponto de destaque são os cobertores corta-febre, dos quais parte é destinada a ONGs e programas sociais, ampliando ainda mais o impacto positivo da iniciativa.

 

Um projeto sustentável colocado em prática todos os dias

A parceria representa mais um avanço do Grupo LAMOSA no Brasil em suas práticas sustentáveis. Em 2024, a empresa recebeu o selo Transparency Label, concedido pela UGREEN, consultoria especializada em sustentabilidade, em reconhecimento à transparência nas ações mapeadas durante a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O estudo mensurou os impactos ambientais da companhia e orientou a adoção de soluções para aprimorar diversos indicadores.

Com esse feito, o Grupo LAMOSA no Brasil tornou-se a primeira empresa do país – e pioneira no setor da construção civil – a receber o selo, que atesta a transparência, a dedicação e a veracidade de suas iniciativas em prol de um futuro mais sustentável.

Fonte: Grupo Lamosa

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Exportação
Anfacer participa de reunião promovida pela ApexBrasil para alinhamento de estratégias de promoção comercial

Encontro reuniu representantes dos principais setores produtivos brasileiros atingidos pelas sobretaxas norte-americanas para mapear novos mercados e alinhar ações institucionais de inteligência e promoção comercial.

Agenda
Abrace promove a primeira edição do Gas Connections – Encontro de Negócios

A Anfacer é uma das apoiadoras do evento, que acontece em São Paulo, no dia 25 de agosto.

Inovação
Encontro entre Anfacer e iF DESIGN AWARD destaca o papel estratégico do design na indústria

O design é parte da identidade da indústria cerâmica brasileira e cada vez mais central nas discussões sobre competitividade e transformação do setor.