A Organização Marítima Internacional – IMO na sigla em inglês – é a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pela proteção, segurança e pela prevenção da poluição marinha e atmosférica na navegação marítima.
A Organização Marítima Internacional – IMO na sigla em inglês – é a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pela proteção, segurança e pela prevenção da poluição marinha e atmosférica na navegação marítima.
As ações da IMO buscam alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tendo os objetivos 13 - Ação Climática e 14 - Vida Aquática em foco a Organização estabelece limites máximos para o teor de enxofre presente nos combustíveis utilizados na navegação marítima mundial.
Atualmente os combustíveis devem ter um teor de enxofre abaixo dos 3,5% massa por massa (m/m).
O enxofre pode ser prejudicial à saúde humana, pode causar problemas respiratórios e doenças pulmonares; em grandes quantidades na atmosfera pode causar chuvas ácidas, danificar plantações, florestas e a vida marinha, além de contribuir para a acidificação dos oceanos.
A IMO tem gradativamente reduzido os valores máximos de enxofre nos combustíveis destinados à navegação marítima. Até 2012 o limite era 4,5% m/m, a partir de 01 de janeiro de 2012 foi adotado o limite de 3,5% m/m e em 01 de janeiro de 2020 haverá novo corte substancial nesse limite que passará a ser de 0,5% m/m na maior parte dos espaços marítimos.
Nas águas determinadas como Áreas de Controle de Emissão (ECAs na sigla em inglês) o limite teto já é ainda menor, de 0,10%, desde janeiro de 2015, essas áreas são: Mar Báltico, Mar Nórdico, parcela da costa dos Estados Unidos e Canadá e o Mar Caribenho norte americano (ao redor de Porto Rico e as Ilhas Virgens Norte Americanas).
As grandes empresas de navegação estão anunciando que haverá aumento de preços dos combustíveis, visto que nem todas as refinarias estão preparadas para disponibilizar essa versão do combustível mais puro e esse aumento será repassado aos usuários do transporte marítimo.
A indústria cerâmica nacional recebe com muito bons olhos a restrição do poluente (enxofre) presente no combustível utilizado no transporte marítimo, que escoa 70% das exportações do setor, e entende que taxas adicionais ao frete para cumprimento dessa limitação são abusivas.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.