Indústria Cerâmica discute descarbonização do setor : Anfacer realiza Webinar “Perspectivas do Mercado de Carbono para a Indústria Cerâmica Brasileira”
Nesta terça-feira, 20 de maio, a Anfacer realizou o webinar “Perspectivas do Mercado de Carbono para a Indústria Cerâmica Brasileira”. Além de esclarecer os principais pontos sobre os inventários de emissão de gases de efeito estufa e trazer um panorama do cenário nacional e as exigências governamentais que estão por vir, o principal objetivo do encontro foi promover uma reflexão sobre a descarbonização na indústria de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias e reforçar a importância da realização de um novo relatório setorial.
“A sustentabilidade é uma das prioridades estratégicas da Anfacer para 2025. O setor cerâmico tem buscado, cada vez mais, integrar práticas sustentáveis à sua cadeia produtiva, e entendemos que ter um diagnóstico sobre as emissões é um passo fundamental nesse processo”, destaca Sergio Wuaden, presidente do Conselho de Administração da Anfacer, durante fala de abertura do encontro.
O webinar foi exclusivo para os associados da entidade e contou com apresentações de Renata Grisoli, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Juliana Falcão, da Base Zero Consultoria em Sustentabilidade e dos profissionais Natalia Almeida Buchwitz e Pedro Henrique Iequer, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.
Confira pontos relevantes do debate:
Sustentabilidade no setor industrial: um imperativo para 2025
Em novembro, o Brasil sediará a COP30, em Belém, no estado do Pará, e soluções sustentáveis estão em evidência nas tomadas de decisões governamentais. E é neste cenário, que o relacionamento entre a indústria e o governo ganha ainda mais relevância, com a necessidade de mostrar a capacidade dos setores industriais em adotar práticas sustentáveis e cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.
O país já apresentou seus objetivos, incluindo a redução de48% das emissões até 2025, por meio de ações descritas no Plano Clima - um documento que estabelece as ações a serem tomadas até 2035 para enfrentar as mudanças climáticas.
Além disso, o Brasil também precisará apresentar um plano sólido na COP30, demonstrando comprometimento e estratégias concretas de mitigação dos impactos ambientais, sendo uma oportunidade do país se destacar globalmente como uma liderança ambiental, trabalhando em conjunto com todos os setores industriais.
Inventários setoriais, aprendizado coletivo e o diálogo com o governo
A Anfacer tomou a iniciativa de estruturar um inventário setorial com o objetivo de coletar dados concretos sobre as emissões na indústria de revestimentos e louças sanitárias e, com isso, elaborar ações mais estratégicas para a mitigação dos impactos ambientais.
Esses dados serão fundamentais para o diálogo junto aos órgãos regulamentadores do governo, principalmente para contribuir com a elaboração de políticas públicas mais eficazes, garantindo os direitos e interesses de todos os envolvidos.
Além disso, ao participarem da construção de um relatório setorial, as empresas estarão capacitadas a realizarem seus próprios relatórios de emissão com mais eficiência.
“Estamos confiantes que, com uma abordagem integrada e colaborativa, será possível fortalecer o Inventário Nacional como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira”, finaliza Wuaden.
O encontro abordou diversos outros pontos sobre leis, sistemas e tratados oficiais relacionados ao meio ambiente. Foi apresentado, também, o escopo e o cronograma do projeto do Inventário Setorial, a fim de esclarecer possíveis dúvidas e incentivar a adesão das empresas associadas.
Anfacer + Sustentável
O webinar foi uma ação realizada por meio da Iniciativa Anfacer + Sustentável, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento do setor cerâmico, de acordo com as novas demandas do mercado e com respeito ao meio ambiente.
No âmbito da Iniciativa, a Anfacer já realizou dois inventários setoriais de emissões GEE, nos anos de 2021 e 2023.
Saiba mais sobre a Iniciativa Anfacer + Sustentável: https://www.anfacer.org.br/mais-sustentavel/home