A retomada das atividades da construção civil e do mercado imobiliário começa a ganhar ritmo no Brasil.
Foto: opetroleo.com.br
A retomada das atividades da construção civil e do mercado imobiliário começa a ganhar ritmo no Brasil. Embora com muitas dificuldades, algumas obras públicas estão em andamento, e o ano eleitoral de 2020 deve intensificá-las. De outra parte, o avanço nas concessões na infraestrutura (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias) oferece a perspectiva de realização de obras em diferentes áreas.
Mas os melhores resultados vêm do mercado imobiliário. Com inflação baixa, taxas de juros menores e maior confiança de empresários e consumidores, os lançamentos e vendas têm aumentado, com reflexos no emprego do setor: segundo pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve saldo positivo de 57,9 mil empregos nos 12 meses até setembro. No mesmo período do ano passado, o resultado era negativo em 13,8 mil postos de trabalho.
De acordo com dados do Secovi-SP, o sindicato da habitação no Estado, em 12 meses até setembro, os lançamentos na cidade de São Paulo cresceram 51,4%, enquanto as vendas aumentaram 46,6%, na comparação com igual período do ano anterior. São números melhores do que a média nacional (aumento de 15,4% nos lançamentos, e queda de 2% nas vendas), que evidenciam ainda certa desproporção regional.
Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora dos projetos da construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre-FGV), o movimento de retomada vem ganhando força desde 2017, após as perdas enormes de 2015-2106 (em setembro de 2016, considerando os 12 meses anteriores, houve contração de 505 mil empregos no setor). Mas ela salienta que a melhora tem estado concentrada em São Paulo, e destaca as regiões da Capital, de Campinas e de Santos, além de Belo Horizonte, como os principais polos atuais de crescimento.
Os empregos estão aumentando, e há índices que confirmam os avanços, ainda que modestos. As vendas de materiais de construção cresceram 2% no ano até outubro e as de cimento 3,6% (na mesma época do ano passado as vendas haviam subido 1% e 1,5%, respectivamente).
Ainda há longo caminho a percorrer. O Índice de Confiança da Construção do Ibre-FGV marcou 87,5 em outubro, em evolução, mas ainda distante da média histórica de 100 pontos. A queda na taxa de juros dos financiamentos é decisiva, uma vez que cálculos apontam que ela coloca cerca de 30% das famílias em condições de contratar empréstimos no Sistema Financeiro da Habitação, contra apenas 6% quando o juro estava acima de 10% ao ano.
Com mais renda e emprego assegurado, as vendas tendem a aumentar mais, com cenário promissor. Não é exagero dizer que este ano será o melhor desde 2013, evidenciando boas perspectivas para o setor.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.