ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Manifesto do setor produtivo por uma capitalização da Eletrobras equilibrada

Como lideranças da indústria nacional, entendemos essencial a modernização da economia brasileira e a aprovação das reformas que reduzam o “Custo Brasil” e permitam o nosso desenvolvimento, dando competitividade à economia, gerando empregos, investimentos e renda para que os governos possam conduzir os necessários programas sociais no contexto pós-pandemia.

Como lideranças da indústria nacional, entendemos essencial a modernização da economia brasileira e a aprovação das reformas que reduzam o “Custo Brasil” e permitam o nosso desenvolvimento, dando competitividade à economia, gerando empregos, investimentos e renda para que os governos possam conduzir os necessários programas sociais no contexto pós-pandemia.

Por isso, nos dirigimos às lideranças políticas do país para pedir atenção à Medida Provisória de Capitalização da Eletrobras (MP 1031/21), em apreciação no Congresso.

É fundamental que essa Medida contribua para reverter a tendência de aumento do custo da energia no país e aponte para aprovação do Projeto de Modernização do Setor de Energia Elétrica (PL 414/21), também em tramitação na Câmara dos Deputados.

O setor de energia elétrica precisa transformar a enorme vantagem e vocação do Brasil pelas energias renováveis e as novas tendências tecnológicas em um ambiente moderno e de prosperidade, por meio da competição, da transparência e do poder de escolha dos consumidores, alocando corretamente os riscos, custos e benefícios.

Assim, somos contra a inserção de dispositivos que encareçam a energia no Brasil, seja pela obrigatoriedade de compra, pela inserção de subsídios a segmentos do setor elétrico, seja pela distribuição desigual dos benefícios entre todos os consumidores.

No nosso entendimento, as alterações tornam o projeto desequilibrado. Nessas condições, é melhor reavaliar a capitalização da Eletrobras e pensar em alternativas menos danosas à sociedade.

Manifesto do setor produtivo por uma capitalização da Eletrobras equilibrada

ABAL – Associação Brasileira do Alumínio
ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
ABFA – Associação Brasileira da Industria de Ferramentas em Geral, Usinagem, Artefatos de Ferro e Metais e Abrasivos
ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calcados
ABICLOR – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados
ABIFA – Associação Brasileira de Fundição
ABIFINA – Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades
ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados
ABIMAQ – Associação Brasiliera da Industria de Máquinas e Euipamentos
ABIMETAL – Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço
ABIMO – Associação Brasileira Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
ABIOPTICA – Associação Brasileira da Industria Óptica
ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico
ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química
ABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais
ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
ABIVIDRO – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro
ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres
ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil
ANACE – Associação Nacional dos Consumidores de Energia
ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos
ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica
ASPACER – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento
CERVBRASIL – Associação Brasileira da Indústria da Cerveja
CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil
ELETROS – Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos
FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco
FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul
FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça
Grupo FarmaBrasil
SINPRIFERT – Sindicato nacional da indústria de matérias-primas para fertilizantes
SNIC – Sindicato Nacional da Indústria do Cimento

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Exportação
Anfacer participa de reunião promovida pela ApexBrasil para alinhamento de estratégias de promoção comercial

Encontro reuniu representantes dos principais setores produtivos brasileiros atingidos pelas sobretaxas norte-americanas para mapear novos mercados e alinhar ações institucionais de inteligência e promoção comercial.

Agenda
Abrace promove a primeira edição do Gas Connections – Encontro de Negócios

A Anfacer é uma das apoiadoras do evento, que acontece em São Paulo, no dia 25 de agosto.

Inovação
Encontro entre Anfacer e iF DESIGN AWARD destaca o papel estratégico do design na indústria

O design é parte da identidade da indústria cerâmica brasileira e cada vez mais central nas discussões sobre competitividade e transformação do setor.