ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

MDR garante a contratação de mais de 330 mil novas moradias com FGTS e a geração de 825 mil empregos

Medida do Governo Federal visa minimizar impactos econômicos do coronavírus e atender famílias com o sonho da casa própria.

Foto: ebc.com.br

Medida do Governo Federal visa minimizar impactos econômicos do coronavírus e atender famílias com o sonho da casa própria.

Brasília-DF, 30/3/2020 – Para aliviar os impactos econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) garante a continuidade e celeridade das contratações de unidades habitacionais das Faixas 1,5; 2 e 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida. A previsão da Pasta é de que sejam contratadas aproximadamente 330 mil moradias e de que sejam gerados 825 mil novos empregos diretos e indiretos.

“Essa é mais uma das medidas do Governo Federal para minimizar os impactos econômicos neste momento. Serão R$ 64 bilhões em investimentos circulando no País, contribuindo com o aquecimento do mercado da construção civil, além de realizar o sonho da casa própria para 330 mil famílias”, destacou Marinho.

Por meio da Portaria n. 761, publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), os subsídios concedidos a pessoas físicas nos contratos de financiamentos passarão a ser realizados exclusivamente com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida destrava as contratações, se isso não fosse feito poderia haver uma paralisação na concessão de financiamento para novos empreendimentos.

Desde o início do ano, já foram contratados 70 mil unidades habitacionais com a estimativa de 175 mil empregos diretos e indiretos gerados.

PBQP-H tem prazos prorrogados

Outra medida válida a partir de hoje é a prorrogação, por 120 dias, do prazo para análise dos documentos técnicos do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

A prorrogação possibilita a continuação da análise dos Documentos de Avaliação Técnica (DATec) e das Fichas de Avaliação de Desempenho (FAD’s) dos sistemas construtivos inovadores e convencionais, com o objetivo de estimular a inovação tecnológica e aumentar o leque de alternativas tecnológicas disponíveis para a produção habitacional no Brasil. Sem essa mudança, novos projetos e tecnologias poderiam ser inviabilizadas.

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Exportação
Anfacer participa de reunião promovida pela ApexBrasil para alinhamento de estratégias de promoção comercial

Encontro reuniu representantes dos principais setores produtivos brasileiros atingidos pelas sobretaxas norte-americanas para mapear novos mercados e alinhar ações institucionais de inteligência e promoção comercial.

Agenda
Abrace promove a primeira edição do Gas Connections – Encontro de Negócios

A Anfacer é uma das apoiadoras do evento, que acontece em São Paulo, no dia 25 de agosto.

Inovação
Encontro entre Anfacer e iF DESIGN AWARD destaca o papel estratégico do design na indústria

O design é parte da identidade da indústria cerâmica brasileira e cada vez mais central nas discussões sobre competitividade e transformação do setor.