Empresa brasileira participa pela primeira vez como expositora de uma das principais feiras mundiais do setor de revestimentos, por meio do projeto Ceramics of Brazil.

Os novos indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC), elaborados em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelam a continuidade do ciclo de crescimento do mercado imobiliário brasileiro. No acumulado dos últimos 12 meses, encerrados em janeiro de 2026, o número de unidades lançadas registrou uma alta de 19,3% em comparação ao período anterior, evidenciando o vigor do setor mesmo diante de desafios macroeconômicos.
O desempenho foi impulsionado pelo equilíbrio entre os segmentos. O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) apresentou uma elevação de 20,8% em unidades lançadas, consolidando seu papel como principal motor do mercado. Já o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registrou um avanço de 11,1%, demonstrando uma retomada estratégica na oferta. Em termos de valor global lançado, o crescimento real (corrigido pelo IPCA) foi ainda mais expressivo, atingindo 24,5% no período, com destaque para o MAP, que saltou 27% em valor.
Valorização e desempenho financeiro
No campo das vendas, o setor registrou um aumento de 4,1% no volume de unidades comercializadas entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026. Sob a ótica financeira, o crescimento real das vendas foi de 4,8%, totalizando um volume que reflete a valorização dos ativos imobiliários e a manutenção da demanda por moradia.
Entregas e oferta
A capacidade de execução das incorporadoras manteve-se elevada, com um incremento de 10,8% no número de unidades entregues. Este indicador é fundamental para a saúde financeira das empresas e para a confiança do consumidor final.
Vendas sobre Oferta (VSO)
A oferta final de imóveis encerrou janeiro de 2026 com um volume que garante um equilíbrio saudável para o mercado, com a oferta final correspondendo a aproximadamente 11,9 meses de consumo.
“Os dados consolidados de janeiro reafirmam a resiliência e a maturidade do setor. O Minha Casa, Minha Vida continua sendo o pilar de volume do mercado, com funding garantido pelo FGTS e taxas de juros definidas, propiciando escala no acesso à moradia, enquanto o Médio e Alto Padrão, mais impactado pelo cenário de juros elevados, demonstra uma recuperação importante na oferta de novos projetos”, afirma o presidente da ABRAINC, Luiz França.
“A alta de quase 20% nos lançamentos em 12 meses é um sinal claro de que os incorporadores confiam na demanda de longo prazo e na estabilidade das regras do setor. Para que isso se mantenha, é fundamental garantir que os recursos do FGTS continuem sendo aplicados em habitação, saneamento e infraestrutura. Liberar parte do saldo para pagamento de dívidas de curto prazo é preocupante, com efeitos diretos sobre o crescimento, arrecadação e geração de empregos no país”, conclui.
Fonte: Site ABRAINC
Empresa brasileira participa pela primeira vez como expositora de uma das principais feiras mundiais do setor de revestimentos, por meio do projeto Ceramics of Brazil.
Por meio do projeto Ceramics of Brazil, a empresa participa pela primeira vez como expositora do evento e reforça sua estratégia de expansão e posicionamento no mercado internacional.
Indicadores Imobiliários Nacionais referentes ao segundo trimestre de 2026, foram apresentados pela CNIC, nesta segunda-feira (24).