ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de 2ª

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje a volta do rodízio de veículos e de forma mais dura para aumentar a taxa de isolamento na capital paulista em meio ao combate do novo coronavírus.


A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje a volta do rodízio de veículos e de forma mais dura para aumentar a taxa de isolamento na capital paulista em meio ao combate do novo coronavírus. A partir de segunda-feira (11), a restrição de circulação de veículos valerá para toda a cidade e vai durar o dia inteiro. Outra mudança é que, em vez de uma vez por semana, agora os veículos poderão circular dia sim, dia não.


"Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar lockdown na cidade de São Paulo", disse o prefeito Bruno Covas (PSDB). Ontem, a taxa de isolamento na capital ficou em 47%, segundo dados do governo do estado. Covas espera que esse índice esteja em, ao menos, 60%. O rodízio estava suspenso em São Paulo desde 17 de março.


"A expectativa inicial da prefeitura é que, com a liberação do rodizio, a gente evitasse aglomeração nos ônibus. Só que, infelizmente, nós percebemos que a liberação do rodizio tem servido como estimulante para as pessoas saírem de casa".


A prefeitura vai ampliar em 1.000 ônibus a quantidade de veículos no transporte coletivo em razão do rodízio mais amplo.


Entenda como fica o novo rodízio em São Paulo:


Quando é o rodízio?
Os carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos dias ímpares. Para eles, o novo rodízio começa a valer a partir de 11 de maio.


Os carros com placa final par (0, 2, 4, 6 ou 8) poderão circular nos dias pares. Para eles, o rodízio valerá, na prática, a partir de 12 de maio.


Qual será a duração do rodízio?
O rodízio valerá para as 24 horas de cada dia. Antes, ele acontecia em dois períodos, das 7h às 10h e das 17h às 20h.


Onde haverá restrição de circulação?
Em toda a cidade de São Paulo. Antes, o rodízio valia apenas para o centro expandido da capital paulista.


Quando é dia de rodízio?
Todos os dias, incluindo sábados e domingos. Antes, a restrição era de segunda a sexta, com revezamento dos veículos ao longo da semana.


Até quando o novo rodízio vai durar?
Não há prazo. Segundo a prefeitura, ele valerá enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.


Qual o valor da multa?
O descumprimento do rodízio rende multa de R$ 130,16 ao infrator, além da perda de quatro pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).


Profissionais de saúde serão afetados?

Profissionais da saúde terão de se cadastrar para ter a liberação para circular pela cidade. Hospitais, clínicas e profissionais de saúde informaram a prefeitura sobre quais são seus profissionais. Também será possível fazer o cadastro por e-mail, isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.


O prazo para os profissionais cadastrarem-se será de dez dias. Nesse período, quem for multado poderá recorrer para anular.


E quem tem isenção?

Veículos que já possuem isenção do rodízio, como os de portadores de deficiência física, continuam com o benefício de não ter restrição de circulação. O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, diz que o momento da pandemia da covid-19 na cidade é "de ascendência da doença, tanto do ponto de vista de disseminação quanto dos óbitos".

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Exportação
Anfacer representa o setor cerâmico brasileiro em nova audiência nos Estados Unidos e reforça defesa institucional em Washington

Nova audiência acontecerá no dia 6 de julho, em Washington.

Agenda
Anfacer realiza agenda estratégica sobre os impactos da Reforma Tributária no setor cerâmico

Um estudo preliminar sobre os impactos foi apresentado com exclusividade para as empresas associadas.

Radar da Construção
Governo do Brasil anuncia construção de 85 mil moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a participação da população.