Sesi lança protocolo para retomada de atividades produtivas
17/6/20
3
MINUTO(S) DE LEITURA
SESI lança protocolo para retomada
O Serviço Social da Indústria (SESI) produziu protocolo para ajudar empresas na retomada das atividades produtivas em tempos de covid-19. O documento, que está disponível gratuitamente no Portal da Indústria, foi elaborado por médicos do trabalho, epidemiologistas, engenheiros de saúde e segurança no trabalho, psicólogos e outros especialistas do Sesi.
O guia reúne recomendações e melhores práticas referendadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde para orientar empresas em planos de retorno e aumento gradual e seguro das atividades, e reforça que as empresas também estejam sempre alinhadas às recomendações específicas das autoridades sanitárias locais.
“O Sesi se debruçou sobre as melhores práticas que estão sendo adotadas por governos e pelas empresas ao redor do mundo para a preservação da saúde do trabalhador durante a pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que se busca a manutenção de emprego e renda. O protocolo reforça a necessidade de empresas seguirem as recomendações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades locais para o efetivo combate à contaminação pela covid-19”, destaca o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.
O conjunto de recomendações contidas no protocolo oferecem parâmetros para que empresas realizem adequações no ambiente de trabalho visando à máxima proteção da saúde do trabalhador. São orientações, por exemplo, sobre novos layouts dos espaços de trabalho, novas rotinas, medidas de limpeza e higiene e serviços de saúde que podem ser adaptadas às realidades específicas de cada empresa, de acordo com seu porte, ramo de atividade, quadro epidemiológico e capacidade de investimento.
Por meio de linguagem simples e uso de imagens para facilitar a compreensão, o documento traz recomendações em quatro frentes: adequações no ambiente, novas rotinas de trabalho, ciclo de cuidado com a saúde das pessoas e pesquisa e inovação. Confira algumas das principais diretrizes do protocolo:
Adequações no ambiente
Desinfecção e limpeza de ambientes de trabalho
Reforçar limpeza de locais mais expostos ao toque das mãos a cada duas horas (maçanetas, corrimões, botões de elevador);
Disponibilizar álcool em gel e aumentar estações para lavagem das mãos;
Manter ambientes bem ventilados;
Aumentar a frequência de limpeza e troca de filtros biológicos no ar condicionado;
Aumentar a limpeza de pisos.
Sinalização, layout de estações de trabalho e ambientes de uso coletivo
Inserir marcações no chão para garantir distância mínima de dois metros entre as pessoas em situações que podem favorecer aglomeração, como filas de refeitório ou de elevadores;
Assegurar alternância da estação de trabalho entre os turnos;
Implantar barreiras físicas para locais de atendimento ao público;
Suprimir ou reduzir o uso de maçanetas, catracas e qualquer superfície de contato com as mãos;
Identificar objetos de uso pessoal.
Medidas administrativas para reforçar distanciamento social
Sentar-se sempre em posição fixa no local de trabalho, em ônibus, refeitórios e em áreas de descanso para possibilitar a identificação de quem teve contato próximo em caso de transmissão;
Reduzir a lotação de elevadores;
Privilegiar reuniões por teleconferência;
Escalonar os horários e intervalos de início e término do turno, considerando jornadas de trabalho menores nos primeiros meses.
Comunicação, treinamento e orientações
Comunicar protocolos aos trabalhadores antes do retorno ao trabalho;
Realizar treinamentos e encontros virtuais para passar orientações sobre novos procedimentos;
Implementar medidas de comunicação em pontos estratégicos no ambiente de trabalho, como locais coletivos, em equipamentos de uso coletivo e em estações de trabalho;
Veicular protocolos nos canais de comunicação institucionais;
Reforçar comunicação positiva e que apoie sentimentos de esperança e engajamento nas medidas de proteção.
Novas rotinas de trabalho
Manter trabalhadores de grupo de risco preferencialmente em teletrabalho. Se não for possível, priorizar a esses funcionários trabalho interno sem contato com clientes;
Adotar medidas de proteção individual no trabalho presencial, como uso de máscaras e higienização de mãos, calçados e dos materiais usados nos postos de trabalho;
Adotar medidas de cuidados com a saúde mental, como o estímulo a iniciativas em que trabalhadores se apoiem mutuamente nas dificuldades.
Ciclo de cuidado com a saúde das pessoas
Imunizar trabalhadores contra a gripe;
Monitorar pessoas assintomáticas por meio do telemonitoramento e controle térmico;
Acompanhar casos sintomáticos por meio de teleatendimento, teleconsulta e testagem;
Acompanhar a recuperação de pacientes com covid-19 e retorno ao trabalho por meio de orientações de isolamento, tele acompanhamento e testagem.
Pesquisa e inovação
Identificar precocemente contaminação por covid-19 do ambiente de trabalho por meio de testagem;
Rastrear populações com anticorpos por meio do teste imunológico;</
Evento apresentou estudo sobre os custos da energia no país e seus reflexos na competitividade industrial e na economia.
10/6/2026
Notícias relacionadas
June 15, 2026
Governo do Brasil anuncia construção de 85 mil moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida
A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a participação da população.
June 10, 2026
Anfacer e entidades do setor de energointensivos promovem webinar sobre energia, competitividade e inflação e discutem impactos para a indústria brasileira
Evento apresentou estudo sobre os custos da energia no país e seus reflexos na competitividade industrial e na economia.
June 2, 2026
Anfacer marca presença no lançamento do CCB+D, novo centro de pesquisa para o setor cerâmico
Nova iniciativa fortalece a integração entre ciência e indústria para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a construção civil.
June 1, 2026
Central do Assentador Cerâmico promove capacitações para profissionais da construção civil em maio
Treinamentos online e presencial reuniram cerca de 240 participantes e reforçaram o compromisso da ANFACER com a qualificação técnica e o desenvolvimento do setor cerâmico no Brasil.
June 3, 2026
EUA anunciam novas tarifas punitivas em dois dias consecutivos
Confira nova atualização do processo das tarifas norte americanas.
April 30, 2026
Central do Assentador Cerâmico qualifica cerca de 300 profissionais em abril.
Treinamentos buscam impulsionar a qualificação profissional no setor.
June 3, 2026
Anfacer promove webinar sobre energia, competitividade e inflação
Encontro, exclusivo para associados, acontecerá no dia 10 de junho e apresentará estudo sobre os impactos do aumento dos custos de energia sobre a indústria e os desafios dos setores energointensivos.
June 2, 2026
USTR divulga conclusões preliminares de investigação contra o Brasil e propõe tarifa adicional de 25% sobre importações
Acesse a análise da Anfacer para o setor.
May 19, 2026
Anfacer acompanha comitiva governamental em visita à fábrica da Embramaco, representando setor cerâmico
Representantes de ministérios e agências de fomento visitaram indústrias dos setores energointensivos para acompanhar ações relacionadas ao MRV.
June 1, 2026
Construção cresce 2,9% no primeiro trimestre de 2026
O resultado reverte a queda de 2,4% registrada no quarto trimestre do ano passado e sinaliza uma retomada do ritmo de atividade da construção.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.