Setor cerâmico apoia nova política industrial do Governo Federal

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, o Governo Federal lançou o programa “Nova Indústria Brasil", plano elaborado para guiar o desenvolvimento da indústria no país até 2033.

Entre as metas estabelecidas está a disponibilização de R$ 300 bilhões, até 2026, para financiamentos geridos pelo BNDES,Finep e Embrapii, que serão disponibilizados para promover a "neoindustrialização nacional".

A Anfacer reconhece a importância do plano de ação para o desenvolvimento da indústria brasileira. A iniciativa é fundamental para aumentar a produtividade e competitividade no setor.  

O setor cerâmico ainda destaca a relevância dos financiamentos voltados à bioeconomia e redução de pegada de carbono no setor industrial.

A indústria cerâmica nacional investe em uma produção cada vez mais sustentável e poderá ser beneficiada dentro deste novo modelo. Em 2023, a Anfacer junto à outras entidades, assinou um acordo pioneiro no Brasil entre dois APLs (setor cerâmico e o sucroenergético) para o fornecimento de biometano que aquecerá os fornos das indústrias. A meta é suprir em 50%, até 2030, a demanda de gás natural, combustível utilizado atualmente.    

A cerâmica brasileira já é uma das mais verdes do mundo e tem menor pegada de carbono que dois importantes players internacionais, Itália e Espanha.

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio