ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

SindusCon-SP: avanços e desafios do Minha Casa, Minha Vida

Central do Assentador
Radar da Construção
Anfacer +Sustentável
Exportação
Mulheres na Indústria Cerâmica

Programa já alcançou 1,75 milhão de contratações, mas enfrenta aumento dos custos de construção e busca expansão de unidades.

Novos desafios ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) alcançou 1,75 milhão de contratações desde o início do atual governo, com expectativa de atingir 2 milhões até o final de 2025. Pesquisa em 221 cidades indica que cerca de 46% das unidades vendidas e 47% das lançadas no segundo trimestre estão enquadradas no programa. Em São Paulo, esses índices chegam a 68% das unidades lançadas e 67% das vendidas.

O sucesso do MCMV se deve a aperfeiçoamentos contínuos, como:

  • Atualização dos valores de contratação dos imóveis.
  • Criação da Faixa 4, ampliando o programa para famílias com renda de até R$ 12 mil.
  • Lançamento do Minha Casa Cidades, que permite que estados e municípios ajudem famílias com a entrada do financiamento.

Principais desafios:

  • Crescimento dos custos da construção acima da inflação (INCC: 7,49% em 12 meses; São Paulo: 8,71%), impactando principalmente a Faixa 1, voltada a famílias de baixa renda.
  • Necessidade de potencializar programas complementares, como o Minha Casa Cidades.
  • Garantir que os recursos do FGTS continuem destinados aos financiamentos do MCMV, evitando uso para outras finalidades.

Perspectiva futura:
Com ajustes e aperfeiçoamentos, o Ministério das Cidades projeta alcançar 3 milhões de unidades contratadas até o final de 2026.

Leia no site do SindusCon-SP a matéria completa.

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias