A aprovação do PL 6407/2013, o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados e segue, agora, para sanção do Presidente Jair Bolsonaro.
A aprovação do PL 6407/2013, o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados e segue, agora, para sanção do Presidente Jair Bolsonaro.
O texto original aprovado em Plenário foi proposto pelo deputado Laércio Oliveira (PP-SE) relator do projeto. Sua defesa incansável em torno do tema e brilhantismo na condução com os parlamentares foi fundamental para que a pauta ganhasse relevância e trilhasse o caminho da aprovação junto ao plenário.
Os pontos destacados em cada item do projeto refletem o consenso obtido entre a maioria das entidades representativas do setor, que junto com centenas de especialistas, conseguiram encontrar um ponto de equilíbrio nas discussões sobre o Marco Regulatório do Gás, ao longo de oito anos de intenso debate.
“O Gás Natural move o nosso setor. Ele representa até 30% do custo da cerâmica. Com a aprovação do Novo Marco Regulatório do Gás na Câmara dos Deputados, a PL segue agora para a sanção do Presidente Jair Bolsonaro. Com todas essas fases concluídas o impacto será fundamental para a retomada do desenvolvimento econômico e social do país, com o consequente aumento da produtividade da produção nacional, alavancando também exponencialmente as exportações”, revela Manfredo Gouvêa Jr. Presidente do Conselho de Administração da ANFACER.
Ele ressalta ainda que o setor brasileiro é o segundo maior consumidor de gás natural do segmento industrial do país e tem participado ativamente desse debate. “Estamos convictos que a ANFACER, em conjunto com a ASPACER-SP e SINDICERAM-SC, contribuíram intensamente com o debate e ajudaram no esclarecimento dos pontos que convergiram para aprovação na Câmara dos Deputados, trabalho esse que se somou as diversas outras entidades e setores produtivos do país, em um diálogo esclarecedor com parlamentares e que resultou nesse marco histórico que poderá recuperar a economia nacional em condições de maior competitividade”, diz o presidente.
“É importante também destacar, no âmbito da sustentabilidade, que a indústria cerâmica, ao optar pelo gás natural, contribuiu para evitar a emissão de 4,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. É como salvar do desmatamento uma área de florestas equivalente a 8.861 campos de futebol ou reduzir a emissão de CO2 de mil carros percorrendo 876 voltas ao redor do planeta”, comenta Maurício Borges, CEO da ANFACER.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.