A Iniciativa Anfacer + Sustentável é o compromisso do setor de revestimento cerâmico brasileiro de colocar a sustentabilidade no coração da estratégia de negócio

O VALOR DA INICIATIVA

A Iniciativa Anfacer + Sustentável tem a missão de transformar o setor de revestimento cerâmico brasileiro.

Isso se dará por meio da incorporação de critérios de desenvolvimento sustentável na estratégia de negócio das empresas. ​

Dessa maneira, ao agregarem valor ambiental e valor social ao negócio, ao mesmo tempo que geram resultados econômicos, as empresas brasileiras reforçam a sua liderança global e ganham um diferencial competitivo e criam valor compartilhado nos mercados nacional e internacional.

Verde e circular

A Iniciativa Anfacer + Sustentável contribui para um mundo que se encontra em transição para:

Economia verde

Economia circular

Premissas

A adesão à Iniciativa demanda das empresas transparência na divulgação de informações sociais, ambientais e econômicas, bem como o engajamento das lideranças, o alinhamento a princípios de sustentabilidade e o atendimento de requisitos básicos de gestão e compliance.

Clique aqui para saber mais sobre os requisitos mínimos
Clique aqui para saber mais sobre os princípios de sustentabilidade

Etapas da Iniciativa

A primeira fase de trabalho (2016-2018) compreendeu a execução de ações técnicas , como a realização de entrevistas, levantamento de dados e entendimento do panorama setorial versus a ISO, além do desenvolvimento das seguintes publicações:

Mapeamento das Legislações Ambientais;

Diagnóstico Setorial com base no Draft Final ISO 17889;

Tabela Ambiental® Setorial;

Análise de Ciclo de Vida Setorial (ACV);

Guia de Sustentabilidade

A segunda fase se iniciou em 2019 e, num primeiro momento, se concentra no engajamento das empresas do setor. A participação intensa dos fabricantes contribui para o posicionamento da cerâmica brasileira nos mercados nacional e internacional, além de melhorar a gestão e impulsionar a inovação.

Saiba mais