O VALOR DA INICIATIVA

A Iniciativa Anfacer + Sustentável tem a missão de transformar o setor de revestimento cerâmico brasileiro.
Isso se dará por meio da incorporação de critérios de desenvolvimento sustentável na estratégia de negócio das empresas.
Dessa maneira, ao agregarem valor ambiental e valor social ao negócio, ao mesmo tempo que geram resultados econômicos, as empresas brasileiras reforçam a sua liderança global e ganham um diferencial competitivo e criam valor compartilhado nos mercados nacional e internacional.
Inventário Setorial - GEE

Principais objetivos

Monitorar a qualidade da fabricação de placas cerâmicas;

Incentivar a conformidade do produto com as normas técnicas brasileiras;

Estabelecer uma sistemática para a redução das possibilidades de oferta irregular ao consumidor final, em especial aquelas caracterizadas como não conformidade intencional e que venham a infringir o Código de Defesa do Consumidor, bem como ressaltar, realçar e divulgar as empresas que estão produzindo em conformidade com a norma vigente;

Estabelecer sempre que necessário, uma revisão no PSQ atual, de modo a proporcionar mecanismos específicos que garantam que os produtos comercializados apresentem desempenho que atenda as necessidades dos usuários e não prejudique a isonomia competitiva entre os fabricantes.

Incentivar a evolução tecnológica industrial e de mercado visando um aumento da demanda específica pela qualidade e conformidade com as Normas Brasileiras (NBR 13818 e 15463);

Fornecer informações que permitam o combate a não conformidade sistemática;
Para maiores informações quanto ao Processo de Certificação e Qualificação das empresas, acesse o site do CCB, Entidade Gestora Técnica do Programa Setorial de Qualidade
Verde e circular
A Iniciativa Anfacer + Sustentável contribui para um mundo que se encontra em transição para:
Economia verde
Economia circular
Premissas
A adesão à Iniciativa demanda das empresas transparência na divulgação de informações sociais, ambientais e econômicas, bem como o engajamento das lideranças, o alinhamento a princípios de sustentabilidade e o atendimento de requisitos básicos de gestão e compliance.
A primeira fase de trabalho (2016-2018) compreendeu a execução de ações técnicas , como a realização de entrevistas, levantamento de dados e entendimento do panorama setorial versus a ISO, além do desenvolvimento das seguintes publicações:
Mapeamento das Legislações Ambientais;
Diagnóstico Setorial com base no Draft Final ISO 17889;
Tabela Ambiental® Setorial;
Análise de Ciclo de Vida Setorial (ACV);
Guia de Sustentabilidade
A segunda fase se iniciou em 2019 e, num primeiro momento, se concentra no engajamento das empresas do setor. A participação intensa dos fabricantes contribui para o posicionamento da cerâmica brasileira nos mercados nacional e internacional, além de melhorar a gestão e impulsionar a inovação.