Evento celebra a abertura de 500 novos mercados internacionais para produtos brasileiros e reforça o papel da Agência na promoção do comércio exterior.

De 9 a 12 de novembro, aconteceu o World Ceramic Tiles Forum 2025, encontro que reúne lideranças e representantes de entidades do setor de revestimentos cerâmicos de diversos países para discutir tendências globais, boas práticas e avanços regulatórios.
A delegação brasileira foi formada pela Consultora de Relações Internacionais da Anfacer, Alais Coluchi, que apresentou dados atualizados sobre o setor no Brasil — incluindo produção, mercado, competitividade e perspectivas. Também integrou a comitiva nacional a superintendente do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Ana Paula Margarido, reforçando a pauta técnica da instituição em temas como qualidade, certificação, desempenho, inovação e sustentabilidade.
Esta edição do Fórum reuniu representantes do Brasil, China, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, México, Espanha, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia.
Mercado Global
Entre os temas tratados estiveram as tendências globais de produção e consumo de revestimentos cerâmicos. Estimativas apontam que, em 2024, a produção mundial teve queda de 10,8% em relação a 2023, alcançando 11,31 bilhões de m², segundo dados fornecidos pelos países membros. Cada delegação compartilhou ainda um panorama sobre o cenário regulatório e os principais desafios nacionais relacionados ao setor e à construção civil.
O WCTF também avaliou desenvolvimentos ligados ao comércio internacional, com membros trocando informações sobre negociações multilaterais e bilaterais de livre comércio, além de barreiras técnicas como certificações obrigatórias e licenciamento de exportação. Em 2024, as exportações globais caíram 8% em comparação a 2023; em média, os países membros exportam cerca de 15% de sua produção total.
O Fórum destacou ainda os impactos negativos registrados em 2025 devido às interrupções no comércio global, especialmente após as tarifas recíprocas introduzidas pelos Estados Unidos em agosto. Diante desse cenário, reforçou-se a necessidade de promover regras que garantam um comércio mais livre e justo entre os países.
Outro ponto de destaque foi o monitoramento da implementação dos códigos aduaneiros revisados do Sistema Harmonizado (SH) para revestimentos cerâmicos, vigentes desde 2017. Um total de 117 países — 10 a mais que em 2024 — já adotaram integralmente o código HS 6907 revisado.
Reunião do Comitê Técnico 189 da ISO
Nos dias 13 e 14, na sequência ao Fórum, foi realizada a Reunião do Comitê Técnico 189 da ISO, que analisou os avanços recentes na normatização internacional. Em sintonia com o movimento global em prol da sustentabilidade, discutiram-se iniciativas dos Estados Unidos e de países europeus relacionadas ao carbono incorporado em edificações e materiais de construção.
O coordenador do Grupo de Trabalho nº 12 do Comitê apresentou ainda um relatório sobre o projeto em andamento que visa desenvolver um cálculo padrão para avaliação do ciclo de vida completo dos revestimentos cerâmicos. Reforçou-se a importância da rápida conclusão dessa norma e da necessidade de considerar o ciclo de vida integral na análise de sustentabilidade dos materiais.
As discussões sobre tecnologias de descarbonização incluíram pesquisas em eletrificação e hidrogênio. Embora essenciais, concluiu-se que, nas condições atuais de disponibilidade e custo, essas alternativas não são viáveis no curto ou médio prazo. Em todos os continentes representados pela WCTF, as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à cerâmica representam uma pequena parte do total das emissões industriais (menos de 1% na Europa).
Por fim, o Fórum destacou a importância de fortalecer a comunicação sobre os principais atributos dos revestimentos cerâmicos: durabilidade, eficiência energética e segurança contra incêndio, reforçando o compromisso dos países membros em atuar conjuntamente nessa frente.
Agenda 2026
O World Ceramic Tiles Forum 2026 está previsto para acontecer nas Américas, durante o mês de novembro do próximo ano. Em breve, o local e a data exatos serão anunciados no site oficial da WCTF.