A Anfacer e o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), junto à representantes do MDIC e do Inmetro, estiveram em Buenos Aires, entre os dias 13 e 15 de setembro, para esclarecer os entraves que a certificação compulsória representa para as exportações brasileiras de placas cerâmicas.
A Anfacer e o Centro Cerâmico do Brasil (CCB),junto à representantes do MDIC e do Inmetro, estiveram em Buenos Aires, entre os dias 13 e 15 de setembro, para esclarecer os entraves que a certificação compulsória na Argentina representa para as exportações brasileiras de placas cerâmicas e formas de solucionar tais obstáculos.
O objetivo final para esse tema é parte de uma negociação de médio prazo para atingir:
1. Reconhecimento dos ensaios laboratoriais realizados no CCB ou outro laboratório acreditado no Brasil;
2. Reconhecimento da certificação brasileira em si;
3. Reconhecimento mútuo dos regulamentos de certificação (o que implica certificação e ensaios laboratoriais).
Visitas técnicas
Participaram da agenda de visitas técnicas Alaís Coluchi - consultora de Relações Internacionais da Anfacer e Ana Paula Margarido- superintendente do CCB. A pedido da Anfacer acompanharam as visitas Thaís Salem - analista do Departamento de Negociações Internacionais/ Secretaria de Comércio Exterior (MDIC) e Reinaldo Wacha, chefe da divisão de barreiras técnicas ao comércio do Inmetro.
Agenda
No dia 13 de setembro aconteceu a reunião conjunta com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires com o objetivo de dar ciência à Embaixada sobre a Certificação Compulsória na Argentina.
A reunião aconteceu com Paulo Gustavo Barbosa Martins, segundo secretário da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Camile Nemitz Filippozzi, Ministra conselheira da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Anfacer e CCB são recebidos na Embaixada Brasileira em Buenos Aires
No dia 14 de setembro ocorreu uma visita técnica ao laboratório e certificador INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, com o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para iniciaras negociações de harmonização e reconhecimento.
Além da delegação brasileira estiveram presentes: o engenheiro Marcos Rodriguez - Diretor de Operações; Ezequiel Gonzalez Simkin –chefe de Projetos Internacionais, Christian Haas - chefe de Certificação de Produtos, Sílvia Velasquez - diretora técnica de laboratório, Miguel Mancini e German Alonso - equipe técnica do laboratório cerâmico e Natalia Biasoni - projetos internacionais.
Está prevista para outubro deste ano, a visita da equipe do INTI ao Brasil para conhecer as instalações do Centro Cerâmico do Brasil e a continuidade das conversas de harmonização das certificações.
Visita ao INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial
No dia seguinte, 15 de setembro, a visita técnica aconteceu no laboratório SHITSUKE, em companhia da equipe técnica do IRAM – Instituto Argentino de Normalização e Certificação e teve o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para início das negociações de harmonização e reconhecimento.
Acompanharam a visita: Angel Cirocco – CEOSHITSUKE, Juan Rey – Gerente de Certificação de Serviços, Bens de Consumo,Jogos e Fitalatos, IRAM, Yanina Palavecino - Gerente de Desenvolvimento Comercial, IRAM e Santiago Araya – Gerente do Centro Tecnológico SHITSUKE.
Resumo Geral
A Certificação será implementada como está prevista atualmente, a partir de 28 de janeiro de 2024, exigindo ensaios e certificação realizados localmente. A negociação de qualquer profundidade de harmonização será realizada de forma célere somente no próximo ano.
O DEINT -Departamento de Negociações Internacionais da SECEX incluiu o tema no Grupo de Trabalho de Barreiras Técnicas do Mercosul. A Anfacer sinalizou à SECEX que a harmonização é uma solução viável e que deve ser buscada, ainda que para entrada em vigor somente na recertificação.
As conversas de harmonização serão iniciadas neste momento com INTI.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.