Anfacer realiza visita à Argentina para esclarecer Certificação Compulsória

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Anfacer e o Centro Cerâmico do Brasil (CCB),junto à representantes do MDIC e do Inmetro, estiveram em Buenos Aires, entre os dias 13 e 15 de setembro, para esclarecer os entraves que a certificação compulsória na Argentina representa para as exportações brasileiras de placas cerâmicas e formas de solucionar tais obstáculos.

O objetivo final para esse tema é parte de uma negociação de médio prazo para atingir:

1.     Reconhecimento dos ensaios laboratoriais realizados no CCB ou outro laboratório acreditado no Brasil;

2.    Reconhecimento da certificação brasileira em si;

3.    Reconhecimento mútuo dos regulamentos de certificação (o que implica certificação e ensaios laboratoriais).

 

Visitas técnicas

Participaram da agenda de visitas técnicas Alaís Coluchi - consultora de Relações Internacionais da Anfacer e Ana Paula Margarido- superintendente do CCB. A pedido da Anfacer acompanharam as visitas Thaís Salem - analista do Departamento de Negociações Internacionais/ Secretaria de Comércio Exterior (MDIC) e Reinaldo Wacha, chefe da divisão de barreiras técnicas ao comércio do Inmetro.

 

Agenda

No dia 13 de setembro aconteceu a reunião conjunta com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires com o objetivo de dar ciência à Embaixada sobre a Certificação Compulsória na Argentina.

A reunião aconteceu com Paulo Gustavo Barbosa Martins, segundo secretário da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Camile Nemitz Filippozzi, Ministra conselheira da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Anfacer e CCB são recebidos na Embaixada Brasileira em Buenos Aires

No dia 14 de setembro ocorreu uma visita técnica ao laboratório e certificador INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, com o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para iniciaras negociações de harmonização e reconhecimento.

Além da delegação brasileira estiveram presentes: o engenheiro Marcos Rodriguez - Diretor de Operações; Ezequiel Gonzalez Simkin –chefe de Projetos Internacionais, Christian Haas - chefe de Certificação de Produtos, Sílvia Velasquez  - diretora técnica de laboratório, Miguel Mancini e German Alonso - equipe técnica do laboratório cerâmico e Natalia Biasoni - projetos internacionais.

Está prevista para outubro deste ano, a visita da equipe do INTI ao Brasil para conhecer as instalações do Centro Cerâmico do Brasil e a continuidade das conversas de harmonização das certificações.

Visita ao INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial

No dia seguinte, 15 de setembro, a visita técnica aconteceu no laboratório SHITSUKE, em companhia da equipe técnica do IRAM – Instituto Argentino de Normalização e Certificação e teve o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para início das negociações de harmonização e reconhecimento.

Acompanharam a visita: Angel Cirocco – CEOSHITSUKE, Juan Rey – Gerente de Certificação de Serviços, Bens de Consumo,Jogos e Fitalatos, IRAM, Yanina Palavecino - Gerente de Desenvolvimento Comercial, IRAM e Santiago Araya – Gerente do Centro Tecnológico SHITSUKE.

Resumo Geral

A Certificação será implementada como está prevista atualmente, a partir de 28 de janeiro de 2024, exigindo ensaios e certificação realizados localmente. A negociação de qualquer profundidade de harmonização será realizada de forma célere somente no próximo ano.  

O DEINT -Departamento de Negociações Internacionais da SECEX incluiu o tema no Grupo de Trabalho de Barreiras Técnicas do Mercosul. A Anfacer sinalizou à SECEX que a harmonização é uma solução viável e que deve ser buscada, ainda que para entrada em vigor somente na recertificação. 

As conversas de harmonização serão iniciadas neste momento com INTI. 

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio