CBIC apresenta desempenho econômico do setor da construção civil do 1º trimestre de 2025
A elevação da taxa de juros desponta como a principal preocupação da construção civil em 2025, em um cenário em que os custos do setor voltaram a crescer acima da inflação oficial do país.
Apesar dos desafios econômicos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mantém a previsão de crescimento de 2,3% para o setor, impulsionada especialmente pela ativação da faixa 4 do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
A taxa Selic deve alcançar 14,75%, o maior patamar em quase 20 anos. "Os juros altos continuam sendo o principal problema do setor, seguidos pela carga tributária e depois temos a mão de obra. E nós também registramos que o nosso custo voltou a crescer acima da inflação oficial do país”, destacou a economista-chefe da CBIC, Ieda Vasconcelos.
Os dados apresentados, bem como outros indicadores econômicos e perspectivas para o restante do ano, foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (7) pela CBIC.
Durante o evento, conduzido por Ieda Vasconcelos e pelo presidente da CBIC, Renato Correia, foram abordados temas como mão de obra, preços dos materiais de construção, panorama do mercado de trabalho, além de produção de insumos e vendas do varejo.
Para a notícia completa, acesse o site da CBIC.