ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Setor da construção civil tem previsão de crescimento de 2,3% em 2025

A expectativa de avanço do setor está relacionada com o apoio do Minha Casa, Minha Vida.

Apesar do cenário desafiador com a elevação da taxa de juros, que desponta como a principal preocupação da construção civil em 2025, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mantém a previsão de crescimento de 2,3% para o setor neste ano, conforme projeção de dezembro de 2024. 

Essa expectativa positiva é impulsionada especialmente pela ativação da faixa 4 do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, sendo esperado que o setor da construção sinta os reflexos positivos dessa medida já nos últimos meses do ano. 

Ainda de acordo com a CBIC, a alta da taxa Selic, que pode chegar a 14,75% - o maior patamar em quase 20 anos - aliada ao aumento dos custos com mão de obra e materiais  são obstáculos do setor, criando um cenário que demanda mais atenção.

Confira os destaques e resultados do setor, neste primeiro trimestre de 2025:

- Geração de empregos: A construção civil criou mais de 100 mil vagas formais no 1º trimestre de 2025 e registrou o maior salário médio de admissão do país: R$ 2.420,97.

- Produção aquecida: Crescimento na produção de insumos típicos da construção (+4,9%), no varejo de materiais de construção (+6,7%) e nas vendas de cimento (+5,9%)

- Lançamentos imobiliários: os resultados refletem o bom desempenho dos lançamentos imobiliários de 2024, que avançaram 18,6%.

- Juros elevados: A taxa Selic pode atingir 14,75%, dificultando o crédito imobiliário e comprometendo a poupança, principal fonte de financiamento habitacional.

- Aumento de custos: O INCC subiu acima da inflação, com destaque para mão de obra (+9,96%) e materiais (+6,09%), pressionando investimentos e preços dos imóveis.

Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada pela CBIC, na última quarta-feira (7). Para a notícia completa, acesse o site da CBIC.

Apresentação dos indicadores

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Setor
Anfacer e ANAMACO fortalecem diálogo entre indústria cerâmica e varejo

Encontro reuniu representantes das entidades para discutir pautas de interesse do setor.

Exportação
Anfacer participa de reunião promovida pela ApexBrasil para alinhamento de estratégias de promoção comercial

Encontro reuniu representantes dos principais setores produtivos brasileiros atingidos pelas sobretaxas norte-americanas para mapear novos mercados e alinhar ações institucionais de inteligência e promoção comercial.

Agenda
Abrace promove a primeira edição do Gas Connections – Encontro de Negócios

A Anfacer é uma das apoiadoras do evento, que acontece em São Paulo, no dia 25 de agosto.