Abril de 2021 registrou o melhor resultado de exportações para o mês em toda a série histórica para a indústria cerâmica brasileira, colocando o País como o quarto maior exportador do mundo no período. É o que aponta um levantamento de Inteligência de Mercado da Anfacer, que representa as empresas do setor.
Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) revela: Brasil foi o quarto maior exportador do planeta no mês.
São Paulo, 17 de junho – Abril de 2021 registrou o melhor resultado de exportações para o mês em toda a série histórica para a indústria cerâmica brasileira, colocando o País como o quarto maior exportador do mundo no período. É o que aponta um levantamento de Inteligência de Mercado da Anfacer, que representa as empresas do setor.
No mês, as vendas ao Exterior cresceram 90% em receita (US$) e 104% no volume (metros quadrados), em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado de janeiro a abril, o aumento foi, respectivamente, de 45% e 48%, ante igual quadrimestre do ano passado. Na comparação com março de 2021, os dados também são positivos, com expansão de 24% nos dois indicadores.
“Abril de 2020 foi o auge da pandemia no Brasil, quando a atividade do setor praticamente parou”, informa Alaís Coluchi, consultora de Relações Internacionais da Anfacer. A executiva explica que, passado esse momento mais crítico, paulatinamente, tanto a produção quanto as vendas recuperaram-se. Em junho do ano passado, ambos os indicadores alcançaram patamares semelhantes aos observados antes do início da crise sanitária.
No entanto, quando se olha para as exportações, a trajetória da curva tem sido ascendente, com uma possível aceleração a partir de março deste ano. Segundo Alaís, o que explica o avanço nas vendas para o Exterior é a adoção de uma agenda inovadora, sustentável e que coloca as exportações como uma das prioridades do setor, mesmo com o mercado interno aquecido em plena pandemia.
“O Brasil já é hoje um dos principais protagonistas mundiais no mercado de revestimentos cerâmicos, sendo o terceiro maior produtor, o segundo maior mercado consumidor e o sexto no ranking das exportações, com vendas para mais de 110 países”, resume a executiva.
Os números registrados em abril, que já colocaram o País como quarto maior exportador de revestimentos cerâmicos no mês, marcam um movimento que começou antes da pandemia. “As indústrias do setor têm investido em qualidade, design e inteligência de mercado e possuem competência, tecnologia e expertise para saltar algumas posições e consolidar o Brasil como terceiro maior exportador mundial”, diz Alaís.
Em grande parte, o que se observa é o crescimento em mercados nos quais a indústria cerâmica brasileira atuava pouco, como no caso do Chile e da Colômbia, países para os quais as exportações brasileiras melhoraram bastante, assim como a consolidação no mercado americano, para o qual o Brasil já é o sexto maior exportador. “Crescemos e continuaremos avançando nesses e em outros mercados, seja na América do Sul e Caribe, mas também na África e nações árabes, onde trabalhamos pela abertura de novos mercados”, completa.
Apex-Brasil
A executiva salienta que, além dos esforços individuais das companhias para atender às exigências dos mercados globais, com o apoio da Anfacer, a associação tem se associado a organizações públicas e privadas visando potencializar a abertura comercial.
Um dos melhores exemplos disso é a parceria com Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do programa Ceramics of Brazil, que realiza ações diversificadas de divulgação comercial, como missões prospectivas, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva nacional.
“A Apex-Brasil tem cumprido papel relevante na promoção internacional dos produtos cerâmicos no Exterior”, diz Alaís. “A iniciativa tem contribuído de modo significativo para o êxito do esforço de inserção do setor no mercado global”, acrescenta.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.