Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com stakeholders estratégicos.
Nesta quarta-feira, 6 de agosto, entraram oficialmente em vigor as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos à importação de produtos brasileiros. A medida, anunciada anteriormente pelo governo norte-americano, representa um novo desafio para a indústria de revestimentos cerâmicos, que tem os EUA como seu principal mercado exportador.
Diante desse cenário, a Anfacer intensifica a sua agenda na defesa dos interesses do setor e informa que segue atuando de forma estratégica, institucional e diplomática junto às autoridades brasileiras e internacionais. A entidade está empenhada em buscar alternativas que minimizem os impactos da decisão e preservem a competitividade da indústria brasileira de revestimentos cerâmicos.
Nas últimas semanas, a Anfacer mobilizou esforços junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), governos estaduais, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e intensificou as tratativas com instituições do setor da construção norte-americanas, entre elas o Tile Council of North America (TCNA) e a National Association of Home Builders (NAHB). Estão previstas, para os próximos dias, nova reunião com MDIC, o TCNA e tratativas com a National Tile Contractors Association (NTCA).
Como parte dos esforços de mobilização internacional, representantes do setor de revestimentos cerâmicos participarão de uma agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, D.C. A iniciativa é liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contará com a participação de representantes americanos impactados pelas tarifas adicionais, reforçando os potenciais impactos negativos da medida na cadeia de suprimentos da construção dos EUA.
A Anfacer continuará acompanhando de perto os desdobramentos e mantendo o setor informado sobre cada avanço nessa jornada por uma solução equilibrada e justa.